Curso de doulas oferece vagas gratuitas para mulheres de baixa renda

Treinamento será ministrado entres os dias 18 a 20 de maio, em Juiz de Fora, e as inscrições vão até o próximo dia 30


Por Tribuna

20/03/2018 às 10h53

A Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (Amma JF) vai oferecer duas vagas gratuitas para o curso de doulas em Juiz de Fora. As vagas serão destinadas a mulheres de baixa renda. O treinamento será ministrado entres os dias 18 e 20 de maio, pela Egrégora, e as inscrições vão até o próximo dia 30. A escolha das contempladas leva em conta critérios de renda familiar e descrição de interesse na participação e atuação no curso. As interessadas devem acessar a página da Amma JF no Facebook, ou acessar o link de inscrição para solicitação das vagas.

O curso de doulas capacita profissionais para darem suporte físico e emocional a gestantes e familiares durante a gestação, parto, pós-parto e maternidade, por meio de informações embasadas em estudos científicos atualizados. O curso orienta ainda para utilização de técnicas naturais para alívio de desconfortos e dor, como relaxamento, aromaterapia, uso do rebozo, entre outras técnicas.

PUBLICIDADE

Para a coordenadora da Amma JF, Soraya Perobelli, as vagas gratuitas são importantes para que o ofício seja mais disseminado e menos elitizado. “A gente busca que sejam pessoas de baixa renda justamente para poder ampliar a atuação das doulas, que, infelizmente, ainda é uma atuação muito restrita e elitista. Como a nossa ideia sempre foi levar a humanização no parto e atendimentos mais humanizados para todas as classes, nada mais justo do que buscar pessoas de baixa renda, que vão poder trabalhar com isso, mas também vão ter uma conscientização maior e poderão levar a questão da humanização para os seus bairros, suas comunidades.”

 

Outras inscrições

Para as interessadas que não conseguirem as vagas pela seleção de baixa renda, as inscrições e formas de pagamento estão disponibilizadas neste link. A programação também pode ser vista no site da Egrégora. A Aliança de Mulheres pela Materna Ativa é um movimento social que reúne homens e mulheres preocupadas com a maternidade e a paternidade ativas. A Amma JF mantém ainda rodas de conversa presenciais uma vez por mês em parques da cidade e um grupo virtual no Facebook, com mais de 2.400 membros para troca de aprendizado e de informação. Já a Egrégora oferece curso de doulas em várias cidades brasileiras e tem sede em Ouro Preto.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.