Fieis celebram São José


Por Tribuna

19/03/2015 às 17h29- Atualizada 19/03/2015 às 19h04

missa-capa-_fernando

Atualizada às 18h55

PUBLICIDADE

Os católicos celebram, nesta quinta-feira (19), o Dia de São José. Na Paróquia que leva o nome do santo, no Bairro Costa Carvalho, na Zona Sudeste da cidade, várias missas foram realizadas durante todo o dia.  As cerimônias foram marcadas pela presença de centenas de fieis que foram agradecer e pedir graças ao padroeiro da família.

Ao final da missa das 16h, um teatro contando “a fuga de José para Egito”, junto com o menino Jesus e Maria, foi apresentado aos presentes. Ao final da celebração, devotos distribuíam às pessoas saquinhos com uma moeda dentro, em agradecimento ao santo.

O padre Pierre Catarino conta que a tradição do saquinho de São José, surgiu quando as famílias viram no santo um exemplo de um homem simples, que cuidava e sustentava a família. “As pessoas acreditavam que José era um modelo ideal de pai, aquele que provê de fato as coisas fundamentais. Assim, surge a figura do santo que não deixa faltar nada para a família. Daí, as pessoas colocavam todo o dinheiro que recebiam e ofertam primeiro a São José, para que ele pudesse abençoar e nunca deixasse de prover. Posteriormente, as famílias faziam um pedido, e ao alcançarem a graça, distribuiam os 19 saquinhos.”

Para a agricultora Rita Barra, que há dois anos distribui o saquinho, o ato é uma forma de agradecimento ao santo. “Minha irmã há 20 anos mantém a tradição. Foi ela quem me ensinou. Minha mãe estava com um problema de saúde, pedi a São José e ele atendeu às minhas preces. Sou muito grata e devota ao santo. Hoje minha mãe tem mais de 80 anos e não precisa tomar nenhum remédio.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.