Inscrições para o Sisu estão abertas
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão abertas. Podem se inscrever estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e que tiraram nota superior a zero na Redação. O prazo segue até a próxima quinta-feira (22), exclusivamente pela internet. Para a inscrição, o candidato escolhe duas opções de curso, indicando a ordem de preferência e a modalidade de concorrência. Ao todo, serão ofertadas 205.514 vagas no ensino superior público, em 5.631 cursos de 128 instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá acompanhar sua classificação parcial nos cursos escolhidos e a nota de corte. O sistema vai informar a nota de corte em cada curso a partir desta terça (20). Os estudantes podem alterar suas opções até o dia final da inscrição. A diferença desta edição para as anteriores é a retirada da segunda chamada, já que o resultado será divulgado em uma única vez, no dia 26 de fevereiro. O período das matrículas dos aprovados acontece entre os dias 2 e 3 de fevereiro.
Quem não for aprovado nesta primeira etapa, tem a chance de ingresso por meio da inscrição em lista de espera, que será divulgada pela instituição de ensino escolhida pelo aluno. O prazo para se inscrever nessa segunda etapa ocorre entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro.
Entre os cursos que tiveram aumento de vagas neste ano estão o de medicina, que ofertou 2.925 na primeira edição de 2014 e agora oferece 3.758 vagas. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015.
UFJF
A UFJF utiliza o sistema para selecionar cerca de 70% das vagas de cursos de graduação, o que correspondente a 1.757. Dentre os cursos que disponibilizam o maior número de vagas a serem preenchidas, destacam-se o Bacharelado em Ciências Exatas (171) e o Bacharelado em Ciências Humanas (121).
Já o curso de Direito, oferecido no campus avançado de Governador Valadares, não disponibiliza vagas pelo Sisu. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de janeiro. No total estão sendo disponibilizadas 70 vagas, conforme edital. Cursos que exigem provas de habilidades específicas como Música, Licenciatura em Música e Arquitetura e Urbanismo também não têm ingresso pelo Sisu.