Árvore é cortada no Parque Halfeld devido a risco de queda

Avaliação mostrou fragilidade e risco de queda da árvore, que precisou ser retirada pela Empav


Por Tribuna

18/10/2017 às 18h58

(Foto: Marcelo Ribeiro)

Uma árvore de grande porte, localizada no Parque Halfeld, no Centro de Juiz de Fora, precisou ser cortada na manhã desta quarta-feira (18). O corte, realizado por, pelo menos, quatro funcionários da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), chamou atenção de quem passava pelo local. Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente esclareceu que a Tipuana já vinha sendo monitorada há alguns anos, inclusive, várias podas já teriam sido feitas devido ao grau de enfraquecimento da espécie que ocorre com o passar dos anos.

Durante vistorias técnicas realizadas por engenheiros ambientais e avaliação através de tomógrafo – equipamento que detecta deteriorações e cavidades em árvores -, foram constatadas fragilidade e risco de queda. Devido à instabilidade e por estar localizada em uma área de grande movimentação, onde o fluxo de pessoas é intenso, “foi recomendada a supressão para que não houvesse acidentes”, diz a nota. Ainda segundo a Secretaria, ao lado da Tipuana existem várias mudas da Peroba Rosa que também serão beneficiadas em seu desenvolvimento com o corte da árvore em risco.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.