Mais lojas abrem no Centro de JF com início da onda branca

Lojas de artigos esportivos e floriculturas estão entre os segmentos que passaram a funcionar a partir deste sábado, 18, numa manhã sem grande movimento


Por Isabel Pequeno

18/07/2020 às 14h56

Tempos espinhosos: Floricultura Dois Amores reabriu na manhã deste sábado depois de meses atendendo apenas por delivery (Foto: Sergio Bara)

Longe de ser uma manhã típica de sábado da pré-pandemia, o Calçadão da Halfeld manteve o movimento que se tem presenciado durante a pandemia. Num passeio pelas ruas centrais, muitas lojas fechadas, com folhas de papel pregadas nas portas, anunciando os números de WhatsApp para delivery (“o novo normal”), muitas com anúncios de “aluga-se”, outras com grades pichadas. A novidade é reabertura de segmentos que integram a lista da chamada Onda Branca do programa estadual Minas Consciente.

Ainda que sem muitas perspectivas, lojas como a New Sport, de material esportivo, na Rua Marechal Deodoro, e a floricultura Dois Amores, na Rua Batista de Oliveira, abriram meia porta na manhã deste sábado, preocupadas com as regras de funcionamento e também em seguir as medidas de segurança. Renê Mendonça, proprietário da Dois Amores, reforça sua preocupação com o ser humano e a saúde em primeiro lugar e se mostra muito cuidadoso com a retomada. “Já estávamos trabalhando com delivery, que aumentou com a pandemia, mas não dá para prever como será daqui para frente.”

PUBLICIDADE

Também desanimado, João Delmonte, proprietário da New Sport, ressalta que o movimento do seu negócio depende da abertura de clubes e outras atividades esportivas. “A loja ficou fechada por 120 dias. Desde o dia 20 de março, hoje foi o primeiro dia que abrimos, tivemos poucas vendas, vamos ver como será na segunda-feira. Essa pandemia serviu para mostrar que as pessoas precisam cuidar mais da saúde, e esporte é saúde.”

O plano Minas Consciente determina que, na primeira fase de retomada das atividades, sejam reabertos os estabelecimentos considerados de “baixo risco”. Nesta classificação, estão os comércios de antiguidades e objetos de artes, armas e fogos de artifício, artigos esportivos e jogos eletrônicos, produtos agrícolas, plantas e floriculturas, além de móveis, tecidos e afins. Também estão incluídos os serviços de formação de condutores, consultorias em gestão empresarial, contabilidade, auditoria e atividades imobiliárias, jurídicas e de apoio administrativo.

Lojas de artigos esportivos, como a New Sport, integram a lista de segmentos que podem ser abertos na onda branca do programa Minas Consciente (Foto: Sergio Bara)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.