Cemig alerta para cuidados nas instalações de Natal


Por Júlia Pessôa

17/12/2014 às 07h00- Atualizada 26/12/2014 às 05h13

Entre prédios públicos e privados e estabelecimentos comerciais é comum, nesta época do ano, a presença de adereços natalinos nas fachadas e no interior dos imóveis. Conforme orientação da Cemig, a pessoa deve levar em consideração não só a beleza, mas a segurança na instalação dos dispositivos ligados à rede elétrica. A atenção pode evitar acidentes, como choque elétrico, curto-circuito e até incêndio (ver quadro).

Utilizar produtos de boa qualidade, que tenham garantia e certificado do Inmetro, e evitar improvisos e “gambiarras” nas instalações da decoração estão entre as principais dicas da companhia. “Um dos erros mais comuns é ligar vários pisca-pisca em uma mesma tomada. Quando a recomendação é ligar, no máximo, dois dispositivos. O uso de benjamim ou “T” para fazer as ligações é outro erro muito praticado, pois sobrecarrega o circuito. A rede elétrica também deve ser desligada para que a instalação das luzes seja feita”, indica o técnico de Sistema Elétrico da Cemig, Marco Aurélio da Silva.

PUBLICIDADE

O profissional alerta, ainda, sobre cuidados necessários para as instalações na fachada dos imóveis próximos à rede elétrica. “Caso algum adereço caia na rede, jamais retire o objeto. O cidadão deve acionar imediatamente a Cemig, pelo telefone 116, e comunicar o caso”, explica Silva.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.