Bilhete único integra sistema urbano em 22 de agosto
A expansão do bilhete único terá início no dia 22 de agosto. A partir desta data, será possível entrar em dois ônibus pagando o preço de uma passagem e metade da outra. Para isso, a integração deverá ser feita em até uma hora e trinta minutos, com origem e destino em regiões distintas, de forma linear. Ou seja, não será possível ir ao Centro e retornar para a mesma região usando o sistema. Para ser beneficiado, será preciso fazer um cadastro com objetivo de receber o novo cartão do bilhete único. O atendimento começa na próxima segunda-feira, entre 8h e 18h, na Rua Espírito Santo, 296, Bairro Poço Rico, região Sudeste. Neste endereço, funciona a sede do Consórcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb). A nova entidade representa os grupos econômicos vencedores da licitação pública para a operação dos ônibus na cidade e terá papel semelhante ao da Astransp, que deixa de existir após a implantação do novo modelo, intitulado Urbano.
[Relaciondas_post]
O novo cartão será entregue posteriormente. E quem não quiser antecipar poderá fazer a solicitação a partir do dia 15 de agosto no site www.bilheteunicojf.com.br, que ainda está fora do ar. Neste endereço, estará disponível, também, a relação das linhas em que a integração é possível. Apesar de o novo modelo representar, na teoria, uma redução do faturamento das empresas, não haverá impacto na tarifa este ano. A ideia é que o custo operacional do sistema seja igualado com o aumento da demanda por transporte coletivo, que se torna mais atrativo para os usuários e as empresas. Conforme o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) explicou nesta quarta-feira (13), em coletiva de imprensa, o possível aumento da tarifa, no próximo ano, “depende das condições econômicas do país”.
Em abril de 2015, o bilhete único já estava disponível em dez das 265 linhas existentes na época. As linhas Filgueiras (103), Graminha (218), Caeté (304), Salvaterra (518), Universidade (555), Rodoviária (640), Dias Tavares (712), Paula Lima (729), Circular Benfica – Senai/Via BR 040 (754) e Distrito Industrial – Circular Benfica (756) são atendidas pelo sistema.
Sistema Urbano
Com o bilhete único, tem início também a operação do sistema Urbano. Segundo o prefeito, serão mais de cem novos carros que serão colocados em circulação neste primeiro momento, espalhados para todas as regiões da cidade. Gradativamente, a frota vai se renovando para chegar à idade média de cinco anos por consórcio, como foi determinado no edital de licitação. Por isso, ônibus seminovos podem ser retirados das ruas nos primeiros dias, para que eles recebam a nova pintura e os novos equipamentos de bilhetagem e internet sem fio. Todos os novos carros já terão o wifi gratuito disponível para os usuários. A nova identidade visual estará em todos os veículos até o fim do ano.
Outra novidade anunciada é o início da operação dos micro ônibus em regiões de difícil acesso aos ônibus dos bairros Dom Bosco e jardim Laranjeiras. O serviço começa a funcionar em 29 de agosto e, para utilizá-lo, será preciso apresentar o cartão de embarque. O usuário não terá custo adicional. Posteriormente, estes mesmos veículos deverão atender ruas estreitas dos bairros Granbery, na região central, e Filgueiras, Zona Nordeste.