Moradores de condomínio reaproveitam água da chuva


Por Tribuna

13/02/2015 às 11h49- Atualizada 13/02/2015 às 12h41

Água armazenada da chuva fica disponível em torneiras específicas (Foto do leitor Roberto Candido Júnior)
Água armazenada da chuva fica disponível em torneiras específicas (Foto do leitor Roberto Candido Júnior)

As ações de economia de água ganharam destaque nas últimas semanas, mas a adoção de ideias sustentáveis não é novidade. Um condomínio de quatro casas no Bairro Novo Horizonte, na Cidade Alta, foi construído com o conceito verde, o que inclui o reaproveitamento da água da chuva. O sistema foi implantado ainda durante a construção dos imóveis, há cerca de um ano. As casas utilizam o telhado e as calhas como captadores da água de chuva, que é dirigida para uma cisterna. Uma bomba de recalque alimenta um reservatório superior, que abastece os pontos de consumo. A água então é reaproveitada nos vasos sanitários e em torneiras específicas, usadas para irrigar jardins e limpar pavimentos, paredes, pátios e veículos.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]

O responsável pela construção, Roberto Candido Júnior, que também é morador de um dos imóveis, garante que as medidas não representaram um gasto muito maior para a construção. “O sistema prevê ainda que, quando a água acumulada da chuva acabar, as caixas sanitárias e as torneiras sejam abastecidas com a água fornecida pela Cesama, sem comprometer o abastecimento.” Além do reuso da água pluvial, o condomínio aplica outros conceitos de sustentabilidade, como aquecimento solar e o sistema construtivo Light Steel Frame, que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, sem utilizar água.

Campanha

Você também pode compartilhar sua ação. A Tribuna lançou uma campanha convidando leitores a compartilharem ideias de economia de água, como a de Roberto. O objetivo é aumentar o alerta sobre os riscos do desperdício e criar um canal de compartilhamento para que todos consigam alcançar a meta de fazer um uso cada vez mais consciente deste bem tão precioso. Para compartilhar é fácil. Basta entrar em nossa editoria Minha Tribuna e preencher o formulário enviando seu texto, foto e/ou vídeo. Os arquivos devem ter até 2MB, nas extensões MP4, JPG, PNG ou GIF. As ideias serão divulgadas no site e nas redes sociais da Tribuna com a hashtag #eunaodesperdicoagua .

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.