Conscientização e repressão nas blitze nas rodovias e nas ruas


Por Tribuna

13/02/2015 às 18h43- Atualizada 13/02/2015 às 19h38

Fantoches alertaram crianças sobre a importância do uso do cinto de segurança (Foto: Fernando Priamo/13-02-15)
Fantoches alertaram crianças sobre a importância do uso do cinto de segurança (Foto: Fernando Priamo/13-02-15)

Com o objetivo de educar os motoristas sobre as regras no trânsito, a Polícia Militar Rodoviária (PMR) realizou nesta sexta-feira (13), no km 70 da MG-353, uma blitz dentro da Operação Carnaval. Participaram da ação representantes da Settra, do DER, do Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas, alunos do programa “Jovem Aprendiz” do Sest/Senat e dois integrantes especiais, os bonecos amigos das crianças: Protegildo e Carlos Eduardo. Manipulados pelo comandante da Patrulha de Prevenção a Acidentes da PMR, subtenente Júlio César de Almeida, os dois figurantes encantaram os pequenos viajantes, que foram alertados sobre a importância do uso do cinto de segurança. “É um trabalho que visa a alertar os motoristas de forma lúdica”, ressaltou o militar.

Segundo ele, além das performances dos bonecos, a ação contou com distribuição de panfletos e orientação aos condutores e deve se repetir em outros dias no período do carnaval. “Vamos realizar blitze de cunho preventivo e repressivo. Lembrando que, nas repressivas, haverá fiscalização com etilômetros, e os motoristas serão convidados a fazer o teste”, afirmou o subtenente, acrescentando que, aqueles que se recusarem a fazê-lo, terão o veículo retido até a apresentação de um motorista habilitado, a CNH recolhida e estão sujeitos a multa no valor de R$ 1.915,40. “Essas ações vão acontecer em pontos estratégicos onde há maior incidência de veículos”, informou o comandante.
Neste sábado (14),  a maior circulação de veículos deverá acontecer pela manhã. A PMR estima que o aumento do fluxo nas estradas deve ser 40% a 50% no período carnavalesco.

PUBLICIDADE

 

Lei Seca

A Polícia Militar, através do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran), também realizou nesta sexta (13) blitze para fiscalização do cumprimento da Lei Seca. Uma delas aconteceu na Avenida Deusdedit Salgado, no Bairro Salvaterra. De acordo com informações do sargento Warley Vilson, do 1º Pelotão do PPTran, responsável pela operação, o objetivo foi coibir a prática de infrações de embriaguez ao volante, além de atuar no combate ao tráfico de drogas e no desarmamento.

Em aproximadamente uma hora de operação, 22 condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro. Todos os resultados deram negativos. Ainda durante a manobra, um motorista foi flagrado sem carteira nacional de habilitação (CNH) e uma mulher, de idade não informada, estava com documentos de habilitação e de licenciamento vencidos. Ela teve o veículo apreendido.

Ainda de acordo com o sargento, a ação será intensificada durante todo o carnaval, com blitze em estradas de acesso ao município e em vias de grande circulação de veículos no perímetro urbano.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.