Cesama mantém rodízio durante o carnaval


Por Júlia Pessôa e Eduardo Valente

13/02/2015 às 12h36- Atualizada 13/02/2015 às 19h11

O rodízio de água não será interrompido em Juiz de Fora durante a semana do carnaval. A decisão foi divulgada ontem pela Cesama. A interrupção da medida havia sido adotada nos dois últimos feriados, como o Natal e o Réveillon. Mas de acordo com a companhia, a resolução se deve à necessidade de continuar poupando água dos mananciais, que ainda estão com níveis aquém do esperado para esta época do ano. Além de não interromper o rodízio, a empresa pública orienta a população sobre a necessidade de manter a economia do recurso. Neste sábado (14), durante o desfile da Banda Daki, uma campanha educativa será desenvolvida com os foliões com o intuito de conscientizá-los sobre a situação que a cidade enfrenta. O cronograma de bairros atingidos pelo rodízio não foi alterado.

Segundo o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, a estiagem desta última semana impediu a recuperação das represas, como estava sendo observado desde então. Por isso, a Represa de São Pedro, que abastece parte da Cidade Alta (8% da população), caiu seu nível de acumulação de 95% para 89%. João Penido, onde a situação é mais crítica, por causa de sua importância no sistema de água local, manteve o acumulado em 39%, o que é um índice pequeno para esta época do ano. Somente Chapéu D’Uvas apresentou uma ligeira recuperação, subindo de 43% para 44%. “Somado a este panorama, ainda não há previsão de chuvas significativas na região para a próxima semana”, aponta André.

PUBLICIDADE

De fato, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais um fim de semana de altas temperaturas na cidade, com máxima podendo chegar aos 34 graus neste sábado. Na sexta (13), o mesmo instituto registrou 32,6 graus na cidade, o maior patamar das últimas três semanas. A tendência é que novas pancadas de chuvas, embora de curta duração, só ocorram a partir de segunda-feira (16), mas os termômetros deverão manter índices acima dos 30 graus.

Banda Daki
Na ação prevista para ocorrer neste sábado, a partir das 10h, o público que comparecer à concentração da Banda Daki, na Avenida dos Andradas, receberá leques com a “Marchinha da Água”. Segundo a companhia, a letra da música apresenta informações sobre hábitos do cotidiano que podem ser colocados em prática para que se evite o desperdício. Um trabalho semelhante já ocorreu nos outros blocos que desfilaram pelas ruas de Juiz de Fora e também durante os desfiles das escolas de samba, no último fim de semana.


Confira abaixo a programação do rodízio:


Segunda-feira – Parte da região Norte: bairros Benfica, Nova Benfica, Araújo, Ponte Preta, São Francisco, São Judas, Santa Cruz, São Damião e Santa Clara.

Terça-feira – Regiões Sul (parte) e Sudoeste: bairros Jardim de Alá, Jardim América, Renascença, São Geraldo, Previdenciários, Ipiranga, Bela Aurora (parte alta), Santa Efigênia, Jardim Gaúcho, Cidade Nova, Sagrado Coração de Jesus, Teixeiras, Cascatinha, Estrela Sul, Santa Cecília (parte alta), Dom Bosco, parte do São Mateus (final do bairro – da Rua Antônio Passarela para cima).

Quarta-feira – Regiões Leste (parte) e Sudeste: bairros Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Bonfim, Marumbi (lado par da Rua Barão do Retiro), Três Moinhos, Linhares, Jardim das Flores, Boto, Vila Fortaleza, Santa Cândida, Santos Anjos, São Benedito, Vila Alpina, São Sebastião, Jardim do Sol, Bosque dos Pinheiros, São Bernardo, Aracy, Costa Carvalho, JK, Jardim da Lua, Bairro de Lourdes, Tiguera, Parque Serra Verde, Santo Antônio, Terras Altas, Jardim Esperança, Retiro, Pedras Preciosas, Parque das Palmeiras e Granjas Bethel.

Quinta-feira – Parte da região Sul: bairros Santa Cecília, Mundo Novo, Alto dos Passos, Bom Pastor, Vila Ozanan, Furtado de Menezes, Olavo Costa, Vila Ideal, Granjas Primavera, Granjas Santo Antônio, Solidariedade, Guaruá, Boa Vista, Santa Luzia, Graminha, Cruzeiro do Sul e Bela Aurora (parte baixa).

Sexta-feira – Região Central e parte da Leste: bairros Paineiras, parte de São Mateus (acima da Avenida Itamar Franco – lado par), Santa Helena, Jardim Glória, Santa Catarina, Vale do Ipê, parte do Centro (acima da Rua Santo Antônio), Marumbi, Santa Paula, Progresso, Bairu, Centenário, Eldorado, Nossa Senhora das Graças, Bom Clima, Quintas da Avenida, Bandeirantes, Parque Guarani e Vivendas da Serra.

Região de São Pedro – revezamento de segunda a quinta-feira:

Segundas e quartas feiras: Aeroporto, Mandala, Granjas do Bosque, Novo Horizonte, Portal do Aeroporto, Jardim da Serra, Parque Jardim da Serra, Nova Califórnia, Parque Imperial, Chalés do Imperador, Chalés do Algarve, Mirante, Nossa Senhora de Fátima, Serro Azul, Jardim Casablanca, Cidade Universitária, Santana, Borboleta, Conjunto Flamboyants.

Terças e quintas feiras: Portal da Torre, Caiçaras, São Pedro, Colinas do Imperador, Bosque do Imperador, Marilândia, São Clemente, Santos Dumont, Alto dos Pinheiros, São Lucas, Granville, Adolfo Vireque, Morada do Serro, Bosque Imperial, Rua A do Borboleta, Nova Germânia, Parque das Águas, Neo Residencial, Spinaville, Via do Sol, Residencial Alvim, Viña Del Mar.


O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.