Cisdeste lança gibi para combater trote ao 192


Por Guilherme Arêas

12/12/2014 às 19h38- Atualizada 26/12/2014 às 05h43

Revistinha será distribuída em escolas
Revistinha será distribuída em escolas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Sudeste (Cisdeste) lançou nesta sexta-feira (12) seu primeiro gibi intitulado “Samuzinho na escola”. A iniciativa é uma continuidade das ações de combate ao trote ao telefone 192 do Samu e tem como público-alvo as crianças. Segundo dados do sistema de registro de ligações, foram constatados que elas são responsáveis por mais de 50% dos trotes direcionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

De fevereiro a novembro deste ano, das 265.703 ligações destinadas ao 192, 40 mil eram trotes, sendo mais 20 mil realizados por crianças. Para coibir essa atitude e orientá-las sobre as consequências desta prática, cerca 300 cartilhas de cunho educativo foram entregues aos alunos da Escola Municipal Professor João Panisset, localizada no Bairro Progresso, na Zona Leste. Além do gibi, foi realizada uma apresentação de fantoche, também de combate ao trote.

PUBLICIDADE

Outras escolas de Juiz de Fora e dos outros 93 municípios que compõem o consórcio também irão receber exemplares da cartilha. Ao todo, foram produzidos cem mil exemplares. A ideia é que uma segunda edição, ainda sem data definida para ser lançada, seja produzida a fim de atingir todas as instituições de ensino.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.