MEC reconhece João XXIII como escola inovadora e criativa


Por Tribuna

12/01/2016 às 19h58

O Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF, é a única instituição da cidade que aparece em uma lista nacional, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Ao todo, 178 escolas e organizações educativas, tanto da rede pública como da privada, tiveram este reconhecimento e estão no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, sendo 22 delas em Minas Gerais. Ao todo, foram inscritas propostas de 682 escolas, a partir de um chamamento público feito pelo MEC em setembro do ano passado.

Conforme o MEC, entre as qualidades do João XXIII destacam-se os espaços arborizados e outros equipamentos que possibilitam a realização de atividades de diferentes naturezas. Nas salas de aula, o MEC cita o fato de os professores provocarem situações para que as crianças possam expressar suas opiniões. Também menciona ações diferenciadas nos ensinos das disciplinas de ciências humanas e geografia.

PUBLICIDADE

Para a direção da escola, o reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido pela professora Rosângela Veiga, que “consiste em módulos de ensino especializado, que culmina em aulas para o debate de temas atuais, buscando despertar nos alunos um olhar diferenciado e crítico”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.