Alunos da UFJF integram programa internacional


Por Tribuna

12/01/2015 às 19h52

Fomentar a interação entre estudantes de diversas partes do globo, garantindo a autonomia e a inserção destes no mundo da ciência, antes mesmo de se tornarem mestres e doutores. Essa é um das premissas do programa University Chapter (UC), criado nos Estados Unidos. O programa conta, desde o ano passado, com a participação de alunos de Pós-graduação em Física da UFJF e visa a proporcionar, por meio de redes de colaboração, a interação entre estudantes de pós-graduação ou graduação e pesquisadores de outras instituições. Além disso, o projeto oferece aos alunos a oportunidade de organizarem eventos por conta própria, podendo, com apoio do programa, convidar palestrantes e realizar seminários, entre outros benefícios.

O projeto da University Chapter é uma oportunidade de os estudantes adiantarem etapas acadêmicas. O contato da UFJF com os representantes da UC aconteceu em 2014 durante um evento do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO). A partir daí, com a oficialização da proposta junto à Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), uma equipe de 11 alunos e três tutores foi formada pela UFJF.

PUBLICIDADE

No Brasil, a SBPMat viabilizou o projeto nas universidades, abrindo a possibilidade de congregar equipes de estudantes, em áreas científicas e tecnológicas de materiais. Por meio da SBPMat, a University Chapter oferece ajuda de custo para os grupos de pesquisas ligados a ela.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.