Psicologia é o curso mais concorrido do Pism


Por Kelly Diniz

11/12/2014 às 10h07- Atualizada 11/12/2014 às 20h30

Corrigida às 20h07

PUBLICIDADE

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de psicologia é o mais concorrido no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) do módulo III, com 26 candidatos/vaga no grupo B. Em segundo lugar continua a psicologia, mas no grupo E, com 16 candidatos/vaga. Em terceiro, está a administração, no turno diurno, para o grupo E, com 14 candidatos/vaga. A medicina aparece na quarta colocação, ainda no grupo C, com 11,4 candidatos/vaga. Este ano, o Pism registrou novo recorde de inscritos, com 22.463, um aumento de 12% em relação ao ano passado. Somente em Juiz de Fora, 17.150 candidatos irão realizar as provas. Os exames também serão aplicados nas cidades de Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Muriaé e Volta Redonda.

(A relação candidato/vaga de alguns cursos havia sido divulgada erroneamente pela UFJF. A medicina, por exemplo, aparecia em segundo lugar entre os cursos mais concorridos, quando, na realidade, ocupa a quarta colocação)

As provas serão realizadas nos próximos domingo, segunda e terça-feira, das 14h às 18h, em 24 locais diferentes – 19 deles no campus. A Settra irá disponibilizar 20 ônibus extras para a UFJF e quatro extras para o Colégio de Aplicação João XXIII.

Para otimizar o acesso ao campus, o trânsito nas ruas do Bairro São Pedro sofrerá algumas alterações (ver quadro). As vias José Lourenço Kelmer, Pedro Henrique Krambeck e Lauro Teles de Mesquita formarão um binário. Já as ruas transversais às duas primeiras serão interditadas para servirem de estacionamento. “Pela experiência que temos, o trânsito flui melhor em binário”, explica o chefe do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Júnior. Já nas proximidades do Pórtico Sul, estará proibida a conversão à esquerda, sentido UFJF, para quem desce da Estrada Dom Orione.

Dentro do campus, somente o estacionamento da Faculdade de Engenharia e o lado direito da descida entre a Engenharia e o antigo Instituto de Ciências Humanas (ICH) serão liberados para os carros pararem. No anel viário, o lado direito do trajeto entre o ICH antigo e a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) será destinado para estacionamento de ônibus e vans. “Os demais estacionamentos estarão interditados por serem próximos aos locais de prova, onde é proibida a circulação de pessoas”, conta o diretor de Segurança da UFJF, Moacyr do Valle Júnior.

Um efetivo de 70 policiais militares atuará no controle do trânsito e no policiamento extensivo do Pism. Será disponibilizada uma base no campus para registro de ocorrências. “O policiamento da cidade não será afetado, pois temos um contingente específico para esse certame”, garante o assessor de comunicação da 4ª Região de Polícia Militar, major Edmar Pires.

O conteúdo continua após o anúncio

O diretor substituto da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Tabajara Pinheiro, enfatiza a proibição do porte de celulares em sala (ver quadro). “No ano passado, um celular tocou e ninguém se identificou. Tivemos que passar o detector de metal em todos e acabamos pegando mais cinco candidatos com o aparelho. Todos foram eliminados.” É obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição e do documento de identidade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.