Romeiros fazem percurso de bicicleta


Por Tribuna

11/10/2016 às 07h00- Atualizada 11/10/2016 às 08h15

Grupo de JF realizou parada na cidade de Carvalhos, no Sul de Minas (Divulgação)

Grupo de JF realizou parada na cidade de Carvalhos, no Sul de Minas (Divulgação)

PUBLICIDADE

As comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida começaram no início do mês para o educador físico Roberto Rodrigues, quando ele e um grupo de 14 pessoas foram de bicicleta para Aparecida (SP). A aventura sobre duas rodas em sinal de fé começou cedo no dia 01º de outubro. Eles receberam uma bênção na Catedral Metropolitana às 5h30 e seguiram em romaria às 6h. Às 14h30, eles já haviam andado 160 quilômetros e pararam na cidade de Carvalhos, Sul de Minas, para descansar e passar a noite. No domingo, os 190 quilômetros restantes foram percorridos durante quase dez horas, chegando o grupo em Aparecida às 15h30, a tempo de receber a bênção no altar da Basílica e participar da missa das 16h. “A chegada é sempre muito gratificante. É uma conquista individual de cada um. Todo mundo se emociona”, conta Roberto. O grupo retornou no mesmo dia em uma van que dava apoio à romaria.

O educador físico conta que é o terceiro ano que realiza o percurso. “Em 2012, coloquei como objetivo na minha vida ir até Aparecida de bicicleta. Em 2014, consegui cumprir o meu objetivo. Fui sozinho, com um amigo de carro me dando apoio. No ano passado, não esperava voltar. Mas houve um acidente com um amigo que andava de bicicleta na BR. Ele chegou a ficar dias de coma. Então, meus amigos fizeram a promessa de ir para lá de bicicleta e me convidaram. Neste ano, o evento tomou proporção maior. Tivemos até que limitar o número de pessoas em função da van.”

Paróquias locais

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, muitas são as paróquias que prepararam programações especiais para celebrar a Padroeira do Brasil (ver quadro). O destaque das atividades será amanhã, quando haverá carreata saindo às 17h30, da Catedral em direção à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro homônimo, levando a Imagem Peregrina que visitou as paróquias da Arquidiocese entre janeiro e agosto. A Imagem foi doada pelo Santuário de Aparecida e ficará perpetuamente na paróquia da região Leste de Juiz de Fora. Também vale destacar o início do Ano Jubilar no Brasil, que se estende até 11 de outubro de 2017, quando serão comemorados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul.

Amanhã, às 9h, acontece também a motociata. Os motociclistas irão se concentrar na Avenida Rio Branco, próximo ao número 4.373, de onde sairão com a imagem da Padroeira até o Manoel Honório. Depois, fazem o retorno, seguindo até a Catedral, onde participam da missa. O motociclista que chegar cedo à concentração e doar duas latas de leite em pó vão receber uma camisa da motociata. Todo o leite arrecadado será doado para o Grupo Casa.

O conteúdo continua após o anúncio

artes-romeiros

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.