Balanço de mutirão de testagem da campanha de combate à Aids é divulgado


Por Nathalia Carvalho

10/12/2015 às 09h48

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (9), o balanço dos mutirões de testagem e aconselhamento contra a Aids e doenças sexualmente transmissíveis (DST) realizado durante a “Semana Mundial de Luta contra a Aids”, entre 29 de novembro e 4 deste mês. Conforme os dados, foram feitos 239 testes de vírus da imunodeficiência humana (HIV), nove acusaram a presença do vírus; 235 de sífilis, com 14 casos constatados; 75 de hepatite B e 77 da C, sendo que, nesses casos, os resultados não apontaram reagentes para os dois tipos da doença.

De acordo com o chefe do Programa Municipal de DST/Aids, Oswaldo dos Santos Alves, é importante que a população faça os testes, independentemente da campanha realizada neste mês de conscientização. O horário de funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é de 8h ao meio-dia e de 13h as 17h. Para se submeter à testagem é preciso apresentar documento de identidade, com foto, e, se possível, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes de realizarem o procedimento, os usuários serão encaminhados para o aconselhamento, que, além de prestar informações sobre prevenção, promove o repasse de informações e distribui preservativos.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.