UFJF antecipa acesso ao comprovante definitivo de inscrição para o PISM


Por Guilherme Arêas

09/12/2014 às 18h20

Um dia antes do previsto, a UFJF liberou o comprovante definitivo de inscrição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O documento pode ser consultado a partir desta terça-feira (9), no site www.pism.ufjf.br. Conforme a UFJF, o comprovante é necessário para orientar os candidatos quanto à realização das provas e não será enviado ou entregue pessoalmente, cabendo aos participantes, obrigatoriamente, acessá-lo e imprimi-lo. O interessado ainda precisa conferir as informações constantes, como nome, documento de identidade, data, horário, local de exame e opção de curso e grupo (para candidatos do Módulo III do Pism). O acesso ao local de provas será permitido apenas mediante a apresentação do documento de identidade com foto indicado no requerimento de inscrição, que deverá ficar disponível para conferência pelos fiscais de sala durante a aplicação do Pism.

As provas acontecem nos próximos dias 14, 15 e 16 para todos os três módulos, com questões objetivas, no primeiro dia, e dissertativas, nos demais. Apenas no módulo III serão realizadas questões discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato, num total de quatro avaliações. Conforme a UFJF, os portões dos locais de exame serão fechados impreterivelmente às 14h, não sendo admitidos retardatários, e devendo o candidato permanecer por, no mínimo, uma hora e meia após o início da aplicação da avaliação.

PUBLICIDADE

São ofertadas 1.152 vagas para Juiz de Fora, em 59 graduações com entrada direta; e 250 para o campus avançado de Governador Valadares, em dez opções. O Pism contempla 30% das oportunidades, as demais são disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Das vagas destinadas para o Módulo III do Pism, 50% delas ficam reservadas, em cada um dos cursos, para os egressos de escolas públicas, podendo os estudantes que tenham cursado a totalidade do ensino médio nessas instituições candidatar-se pelo Sistema de Reserva de Vagas. A comprovação do requisito acontece no ato de matrícula, com a apresentação do histórico escolar. Além disso, há cotas que levam em consideração a renda familiar e as diferentes etinias. Estas são ofertadas de forma diferente, pois dependem do número de oportunidades disponíveis de cada curso.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.