Semana de tempo estável e temperaturas em elevação


Por Tribuna

08/12/2014 às 19h14

A semana deverá ser de tempo estável e temperaturas em elevação na cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é remota a chance de chover em Juiz de Fora pelo menos até sexta-feira. Até este dia, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os termômetros tendem a oscilar entre 17 e 29 graus, com sol entre poucas nuvens. Se as precipitações vierem, elas deverão ser em forma de pancadas e em áreas isoladas. Ontem a mínima registrada foi de 17,6 graus, no início da manhã, com máxima de 27,4 graus, por volta das 15h.

A situação observada de domingo em diante comprova a previsão de dias ainda mais quentes. Na sexta-feira, por exemplo, a máxima não passou dos 19,8 graus, mas no sábado os termômetros já registraram 23,4 graus. No domingo, a temperatura atingiu 26,9 graus e, ainda hoje, a tendência é de máxima de 29 graus. Em 2014, a maior temperatura foi observada em 19 de outubro, com 36,6 graus.

PUBLICIDADE

Até o momento, o mês de dezembro, que deveria ser o mais chuvoso do ano, teve somente 28,9 milímetros de precipitações acumuladas. O resultado corresponde a 8,8% da média histórica dos últimos 30 anos do Inmet, que são 327,1 milímetros. Embora exista a previsão de chuvas próximas da média este mês, a situação até agora é semelhante à encontrada durante todo o ano, com acumulados de chuvas abaixo do esperado.

E justamente por esta razão, a Cesama decidiu prorrogar mais uma vez o rodízio do abastecimento de água, pelo menos até sexta-feira. A medida é necessária, conforme a companhia, para evitar gastos excessivos de água com objetivo de recuperar as represas para o próximo período de estiagem, a partir de abril.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.