Inscrições para designação no Estado terminam nesta sexta

Até a manhã desta quarta, sistema já contabilizava 450.881 candidatos cadastrados


Por Tribuna

08/11/2017 às 17h30- Atualizada 08/11/2017 às 17h39

Termina, nesta sexta-feira (10), o prazo para inscrição de candidatos interessados em concorrer a uma vaga de designação na rede estadual de ensino para 2018. Essa é a primeira etapa do processo, em que os interessados em trabalhar por contrato temporário no próximo ano devem fazer o seu cadastro, por meio de um sistema on-line, e se inscrever em até três cargos e localidades distintos. Conforme informações da Secretaria de Educação, até as 9h54 desta quarta-feira (8), o sistema já contabilizava 450.881 candidatos cadastrados, em um total de 905.940 inscrições, uma média de duas inscrições por candidato.

Para este ano, serão ofertadas cerca de cem mil vagas para os cargos de professor, especialista educacional, auxiliar-administrativo, inspetor escolar e auxiliar de serviços gerais. As inscrições seguem até as 23h59 do dia 10 e devem ser feitas pelo site www.designaeducacao.mg.gov.br. A listagem de classificação está prevista para ser divulgada no dia 22 de novembro. Já o cronograma para o processo de designação propriamente dito (escolhas das vagas de interesse pelos inscritos e atribuição da vaga ao candidato melhor classificado) deverá ser publicado até o final do mês.

PUBLICIDADE

A designação é uma forma de preencher interinamente os cargos para garantir o funcionamento das escolas estaduais, conforme o artigo 10 da Lei 10254/1990. Também serão divulgadas, posteriormente, as vagas que serão disponibilizadas para o próximo ano. A recomendação do Governo mineiro é para que todos os candidatos interessados em participar do processo se inscrevam, já que, este ano, não serão admitidos, na designação, candidatos não inscritos, salvo exceções.

Os candidatos aprovados em concurso público vigente, que ainda não foram nomeados, estarão inscritos de ofício, ou seja, estarão automaticamente inscritos para o cargo e a localidade para o qual realizaram o concurso público. O sistema de inscrição vai buscar e inserir os nomes e as respectivas classificações. No entanto, para realizar outras duas inscrições a que têm direito ou modificar a inscrição inicial, eles devem entrar na plataforma e realizar suas escolhas.

Vale lembrar que o candidato pode alterar os dados da inscrição quantas vezes for necessário, até o prazo final, sendo válida a última alteração feita no sistema. Após o fechamento do sistema, nenhuma alteração poderá ser feita e todos os dados devem ser comprovados no ato da designação. O hotsite reúne as principais informações sobre o processo de designação 2018.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.