Parque Halfeld recebe mutirão de exames de visão


Por Bárbara Riolino

08/10/2015 às 12h27- Atualizada 08/10/2015 às 12h45

teste-de-visao-materia-olavo
Estão sendo oferecidos exames de pressão ocular e acuidade visual (Foto: 08-10-15)

Para marcar o Dia Mundial da Visão, comemorado nesta quinta-feira (8), a Associação dos Cegos está promovendo, desde às 9h, um mutirão de exames de visão voltado para o diagnóstico precoce de doenças como o glaucoma e a catarata, que atingem milhões de brasileiros de forma silenciosa. O evento acontece no Parque Halfeld até às 16h. Até o momento, cerca de mil senhas já foram distribuídas para exames, a serem realizados no próprio local. Não há previsão de novas senhas, mas, quem passar pelo local, receberá informações a respeito da saúde da visão, passadas pela equipe da instituição.

Segundo o diretor clínico da Associação dos Cegos, Luciano Arantes, estima-se que 350 mil pessoas no Brasil tenham catarata, que pode ser revertida por meio de uma simples cirurgia, ao contrário do glaucoma, que, se descoberto a tempo, pode ser apenas controlado. “Existem hoje no país 1,2 milhão de pessoas cegas, sendo que 70% dos casos poderiam ter sido evitados. Por isso a importância em se fazer exames regulares de visão para evitar problemas no futuro.” Neste evento, estão sendo disponibilizados exames de pressão ocular e acuidade visual, os principais para o diagnóstico destas doenças.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.