Usuários reclamam de agendamento on-line


Por Tribuna

08/08/2015 às 07h00

Proprietários de veículos de Juiz de Fora têm dificuldade para agendar a vistoria veicular pela internet. Desde 1º de julho, o agendamento passou a ser realizado por meio do site www.mg.gov.br com a promessa de dar mais agilidade ao processo, já que o serviço, feito em um pátio ao lado do Terminal Rodoviário Miguel Mansur, funcionava seguindo a ordem de chegada. Todavia, conforme usuários do portal, desde o início do agendamento online, a marcação dos horários apresenta problemas, pois as datas nunca encontram-se disponíveis.

Um analista de transporte, de 24 anos, contou à Tribuna que, desde 10 de julho, data em que adquiriu um carro, vem tentando, mas não conseguiu marcar sua vistoria e teve que pagar pelo serviço de um despachante. “Desde que comprei o veículo, vinha entrando todos os dias no site para conseguir agendar, mas nunca conseguia horário disponível. Como tinha prazo de 30 dias, não fiquei muito preocupado no início, mas, depois do dia 20 de julho, comecei a me desesperar, pois nunca aparecia horário vago”, relatou o analista, que passou a procurar informações para resolver o problema.

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“Percebi que outras pessoas passavam pela mesma dificuldade e fui orientado a ficar no site entre 8h e 8h40, que é o horário em que o sistema disponibiliza novos agendamentos, mas não consegui, pois quando aparecia um horário disponível, imediatamente ele era preenchido. Meu recibo vence no próximo dia 10 e, por isso, acabei procurando um despachante, que confirmou que até eles estão tendo essa dificuldade. Só que ele cobrou R$ 110 para conseguir o agendamento.”

Conforme o analista, o horário marcado pelo despachante foi no próximo dia 19, nove dias depois do vencimento do seu recibo. “Tive que aceitar essa situação. É complicado, pois era para ser um serviço gratuito para o cidadão e tive que pagar”, reclamou o jovem. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, já há uma orientação da diretora do Detran/MG, Andrea Vacchiano, aos delegados regionais para não ser validada a multa de recibo vencido, uma vez comprovada a falha no agendamento.

 

Ajustes

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que a média de cancelamentos de agendamentos por dia tem permanecido em torno de 20% das vagas, prejudicando o andamento do serviço. Segundo a nota, há utilização indevida do sistema por parte de representantes de usuários. Ainda segundo a Polícia Civil, o sistema é pré-gerenciado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pelo Detran e que os ajustes necessários já foram sugeridos por parte da Circunscrição Regional de Trânsito de Juiz de Fora (Ciretran JF) e de outras ciretrans do estado que também utilizam o sistema.

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