Mais uma morte por meningite em JF


Por Kelly Diniz

08/07/2016 às 19h12

Uma adolescente de 15 anos morreu na última quinta-feira (7) em Juiz de Fora com suspeita de meningite bacteriana. De acordo com o obituário, as causas da morte da jovem foram choque neurogênico e meningite bacteriana. Se confirmada, será o segundo óbito registrado na cidade pela doença. Conforme a assessoria da Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária do município ainda não foi notificada sobre o caso.

Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica, e são esperados casos ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. Há quatro vacinas que previnem a doença pentavalente, BCG, meningocócica conjugada C e pneumocócica conjugada 10-valente), que são disponibilizadas pelo SUS e aplicadas ainda na infância. No entanto, mesmo com o imunizante, ainda há riscos de infecção.

PUBLICIDADE

A prevenção à meningite consiste em medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e não compartilhar itens de uso pessoal com outras pessoas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.