Crianças e adolescentes fazem plantio na margem do Paraibuna

Trinta mudas de árvores foram plantadas com a ajuda de 50 meninos e meninas do Instituto Jesus


Por Tribuna

08/06/2018 às 20h16- Atualizada 08/06/2018 às 20h18

Quinze espécies diferentes foram plantadas pelo grupo às margens do Rio Paraibuna (Foto: Olavo Prazeres)

As mãos de 50 crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Jesus auxiliaram a plantação de 30 mudas de árvores nas margens do Rio Paraibuna, na tarde dessa sexta-feira (8). A atividade está inserida na programação da oitava Semana Integrada de Meio Ambiente.

“Procuramos trazer as crianças para os eventos, porque a educação ambiental começa na base”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos. A participação de estudantes de instituições públicas e privadas, de diferentes faixas etárias e classes sociais, ao longo da programação, foi frisada pelo titular da pasta, como parte fundamental do processo de educação ambiental, sensibilização e conscientização.

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Os 30 exemplares plantados pelos estudantes são de 15 espécies distintas, elas se juntam aos outros 120 plantados desde o fim do ano passado. A expectativa é de que, até o fim de 2018, esse número atinja 400. O balanço parcial da semana, segundo Luís Cláudio, é muito positivo, com grande adesão às atividades.

Para os 15 adolescentes de programas de aprendizado vinculados ao Instituto Jesus, foi uma oportunidade de vivenciar na prática os conceitos da disciplina de Direitos Humanos, Preservação e Equilíbrio do Meio Ambiente. “Além de participarem de um momento cívico, em que eles exerceram a cidadania, foi uma oportunidade de celebrar a vida, gerando um comprometimento deles com a preservação. Isso ajuda a tornar os jovens mais conscientes da importância da arborização e do reflorestamento urbano”, avaliou a coordenadora de programas de aprendizado Elisa Mello.

Para a coordenadora do Instituto Jesus, Norma Sueli Corrêa Elizeu Januário, que levou 35 crianças com idades entre 4 e 12 anos, a ação ajuda a criar vínculos, aumentando a sensação de pertencimento. “Além de ensinar sobre a preservação, eles vão passar pelo espaço daqui a alguns anos e vão lembrar desse dia. Eles deixaram um pouco deles ali e saíram muitos felizes dessa experiência.”

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