Piscina abastecida pela chuva


Por Tribuna

06/02/2015 às 16h06- Atualizada 06/02/2015 às 16h11

Para não ficar sem aproveitar a piscina durante o verão, e pensando ao mesmo tempo na economia de água, a família da estudante Paula Campos, 21 anos, resolveu criar uma “engenhoca” muito útil e compartilhou a ideia com a Tribuna. Sem gastar nenhum centavo, os moradores do Bairro São Pedro, na Cidade Alta, estão aproveitando a água da chuva para manter a piscina cheia. “Existem muitas árvores em volta da minha casa e acaba caindo muita sujeira dentro da piscina. Temos um filtro na máquina que reaproveita a água retirada com a limpeza. Porém, quando ela está muito suja, ele não é capaz de segurar as impurezas, e a água não pode retornar à piscina, tem que ser jogada fora. Essa operação realizada semanalmente acaba deixando a piscina vazia”, explica Paula.

A piscina fica na parte mais baixa da residência. Com isso, a família criou a seguinte sequência: a água da chuva que cai na rampa da garagem é escoada para um cano e deságua em uma escada inferior. Neste cano, foi colocada uma garrafa pet. “Cortamos a garrafa para que ela ficasse encaixada exatamente no cano.” Na boca do recipiente, foi colocada uma mangueira que leva a água até a piscina. “Antes, porém, ela passa por uma peneira que coa a sujeira. Fazemos, ainda, o tratamento normal para água de piscina”, esclarece a estudante.
A ideia surgiu em novembro do ano passado, quando a piscina ficou muito vazia devido ao período de seca. “Em um dia de muita chuva, percebemos a grande quantidade de água que saía do cano e decidimos levá-la até a piscina. Tem dado certo.”

PUBLICIDADE

 

Campanha

Você também pode compartilhar sua ação. A Tribuna lançou uma campanha convidando leitores a compartilharem ideias de economia de água, como a de Paula. O objetivo é aumentar o alerta sobre os riscos do desperdício e criar um canal de compartilhamento para que todos consigam alcançar a meta de fazer um uso cada vez mais consciente deste bem tão precioso. Para compartilhar é fácil. Basta entrar em nossa editoria Minha Tribuna e preencher o formulário enviando seu texto, foto e/ou vídeo. Os arquivos devem ter até 2MB, nas extensões MP4, JPG, PNG ou GIF. As ideias serão divulgadas no site e nas redes sociais da Tribuna com a hashtag #eunaodesperdicoagua .

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.