Pancada de chuva alaga pontos da cidade
Atualizada às 16h14
Uma forte pancada de chuva surpreendeu os juiz-foranos no fim da tarde desta sexta-feira (5), após 11 dias ininterruptos de estiagem. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em menos de uma hora, o pluviômetro instalado na UFJF registrou volume de 15,6 milímetros de precipitações, o equivalente a 24% do esperado para todo o mês de abril, que são 65,4 milímetros, além de rajadas de ventos de 43 quilômetros por hora. A previsão do tempo sinalizava a aproximação de uma frente fria na Zona da Mata, que já atuava no Paraná, São Paulo e Sul de Minas, apenas a partir deste sábado, mesmo assim, permanece a tendência de instabilidade atmosférica para os próximos dois dias.
Apesar de a chuva forte ter durado alguns minutos, ela foi suficiente para deixar parte da região central alagada. Na Avenida Rio Branco, altura do Parque Halfeld, e na Rua Santo Antônio as vias ficaram tomadas pela água. Já na Avenida do Andradas, algumas lojas chegaram a ser atingidas.
Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que tem pluviômetros instalados no município, a região central foi a mais afetada pela chuva, recebendo acumulado de 28 milímetros. Em seguida, aparecem os bairros Floresta, na Zona Sudeste, com 12 milímetros, e Graminha, região Sul, onde foi contabilizado 11 milímetros. Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência havia sido registrada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Temperaturas estáveis
Não há previsões de mudanças significativas com relação às temperaturas. Até segunda-feira, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) estima mínimas entre 13 e 14 graus, com máximas de 21 a 22 graus. Segundo o Inmet, o céu deve ficar entre o nublado e o parcialmente nublado, com curtos períodos de sol.