Dia D de vacinação infantil contra a Covid-19 acontece neste sábado

Campanha pretende vacinar crianças de 5 a 11 anos que ainda não receberam o imunizante; no Sport, ação contará com atividades recreativas, como contação de histórias e trocas de livros infantis


Por Tribuna

04/02/2022 às 12h53

Todas as crianças de 5 a 11 anos que ainda não receberam a aplicação da vacina contra a Covid-19 poderão ser imunizadas neste sábado (5), das 8h às 16h, no Sport Club JF ou na Praça CEU. O Dia D da vacinação infantil, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), contará com atividades direcionadas para o público infantil no Sport. 

A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) montou uma Estação Literária no Sport para que as crianças que forem tomar a primeira dose do imunizante possam doar, trocar ou levar livros infantis, no período de 9h às 13h. Além disso, terá contação de histórias durante o tempo na fila, promovida pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O palhaço Faísca também irá realizar uma apresentação no local.

PUBLICIDADE

Documentos necessários e orientações

Para receber a imunização, é necessário apresentar uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora, junto com uma cópia do CPF ou o Cartão SUS – caso a criança não tenha, será aceita a certidão de nascimento. Além disso, a Secretaria de Saúde orienta os pais a levarem a ficha de vacinação impressa. O documento está disponível no site da Prefeitura. 

De acordo com os órgãos competentes, para receber a dose contra o coronavírus, as crianças não podem ter tomado outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outra nos 15 dias posteriores à imunização da primeira dose da vacina Pfizer infantil. No momento da aplicação da vacina, a criança precisa esperar de 5 a 20 minutos no local para serem observados casos de possíveis reações.

A orientação é para que, após a primeira dose, a criança imunizada com a Pfizer deve esperar oito semanas para receber a segunda dose, enquanto os que tomaram a Coronavac precisam aguardar 28 dias. 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.