Placa nas redes sociais desmente fechamento do Parque de Ibitipoca


Por Tribuna de Minas

03/11/2016 às 13h00- Atualizada 03/11/2016 às 13h14

Circula pelas redes sociais desde a manhã de quarta-feira (2) uma imagem de uma placa colocada em frente à entrada do Parque Estadual do Ibitipoca com os seguintes dizeres: “Parque de Ibitipoca aberto! Ajude a acabar com a mentira. Divulgue!”. Conforme mensagens compartilhadas no Facebook, a medida foi necessária para desmentir boatos de que o parque estaria totalmente fechado, causando dúvidas e questionamentos em turistas e habitantes da Vila de Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, a 50km de Juiz de Fora.

Leonardo Costa
Placa no Parque Estadual de Ibitipoca informa que a Janela do Céu está fechada para visitação

Na noite do dia 27 de outubro, a página oficial do parque no Facebook publicou um aviso informando que o atrativo “Janela do Céu” estaria fechado por tempo indeterminado para oferecer mais segurança aos visitantes. No dia seguinte, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), publicou nota informando que, devido a problemas administrativos e estruturais, algumas das unidades de conservação estariam com as visitações suspensas. Na lista, não constava o Parque de Ibitipoca.

PUBLICIDADE

O gerente do parque, João Carlos Lima de Oliveira, esclareceu à reportagem que a placa não é uma iniciativa da administração parque, mas de empresários e comerciantes do distrito. Ele também explicou que a interdição do atrativo aconteceu em virtude de novos planejamentos de segurança. “O acidente ocorrido em abril na Janela do Céu não foi o precursor desta interdição”, reiterou.

A greve dos servidores terceirizados que atuam no local também foi um dos motivos da suspensão das visitas. “A greve acaba impactando. Ao todo, temos 23 funcionários, mas dez estão paralisados, ficando apenas 13 para atuar em todo o parque. Uma medida que encontramos junto aos empresários foi buscar voluntários para atuar na fiscalização, atendimento aos visitantes e manutenção das estruturas. Para isso, contamos com seis pessoas”, destacou.

Sobre as visitações, João Carlos avalia que os números têm sido mantidos. Segundo ele, durante o feriado do dia 2, o parque recebeu cerca de 300 visitantes e no último sábado (29), foram cerca de 500 pessoas. O local tem capacidade para receber até 1.200 pessoas por dia.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.