Com 5 meses de gestação, mulher descobre que está grávida de quadrigêmeos
A gravidez de Romária da Silva Ranier de Araújo, 27 anos, tem sido uma caixinha de surpresas…e põe surpresa nisto. Grávida de 7 meses, há apenas dois Romária descobriu que sua família de três membros vai mais do que dobrar. O primeiro exame de ultrassom, feito no início da gestação, havia mostrado a presença não de um, mas de dois fetos. Quando Romária se acostumava com a ideia dos gêmeos, novo ultrassom, nova surpresa: nada de dois, na verdade são quadrigêmeos. “Até o médico ficou surpreso”, conta. De acordo com ela, na família há um único caso de gravidez múltipla, de sua avó paterna.
Moradora de Guiricema, cidade com pouco menos de nove mil habitantes que fica a aproximadamente 140 quilômetros de Juiz de Fora, Romária não encontra em sua cidade natal a estrutura necessária para um acompanhamento adequado da gravidez. Por isso, veio para Juiz de Fora no dia 24 de setembro, onde mora em uma casa provisória conseguida por um amigo.
Romária, que já possui um filho de 5 anos, Gustavo, no momento está desempregada e conta com a ajuda do marido, Claudinei, 26, que é pedreiro em Guiricema, e da mãe, Mara Lúcia, 52, costureira. Contudo, todos tiveram que deixar as suas atividades para acompanhar a gestante em Juiz de Fora. “É complicado, mas, nessa situação, precisamos estar juntos”, relata Claudinei. O sustento da família está sendo feito por meio de doações da comunidade e de amigos. “Se as crianças tiverem saúde, nada vai ser difícil”, acredita a avó Mara Lúcia.
A gravidez está indo muito bem, Romária conta que não apresentou nenhuma alteração, e tudo está dentro do esperado. No último exame realizado, foi possível medir o peso dos bebês: as meninas têm 734g e 950g, e os meninos já estão com 885g e 1,034 kg. Os nomes já foram escolhidos, todos pela mãe. Cintia, Beatriz, Arthur e Kaio. “O enxoval, estamos preparando aos poucos. Já temos algumas roupinhas e fraldas”, conta Romária.
Após o nascimento dos quadrigêmeos e da alta médica, Romária e sua família planejam voltar para Guiricema. Hoje, eles estão provisoriamente na Rua Luiz Rocha 1.006, casa 2, no Bairro Eldorado, região Nordeste. Interessados em ajudá-los com doação de roupas, fraldas ou mantimentos também podem entrar em contato pelo número 9947-5135.