Zona Norte pode ficar sem água na próxima semana


Por Guilherme Arêas

02/09/2016 às 19h26

O abastecimento de água deverá ficar comprometido na Zona Norte no início da próxima semana. De acordo com a Cesama, a área afetada será aquela compreendida entre os bairros Barreira do Triunfo e Fábrica, a partir do meio-dia de segunda-feira (5). A interrupção do serviço será feita para que se conclua a interligação do braço da adutora de Chapéu D’Uvas até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco, na Represa João Penido. O trabalho deve ser executado na manhã de terça-feira, já com a tubulação completamente vazia, e a previsão é que seja concluído durante a tarde no mesmo dia. A companhia pede economia de água no período.

As obras de interligação da adutora, iniciadas em 2015, têm o objetivo de garantir mais segurança no sistema de abastecimento. Isso será feito aumentando a demanda de Chapéu D’Uvas, dos atuais 280 litros por segundo, para 780 litros por segundo. Desta forma, será possível preservar João Penido, 11 vezes menor, durante o período de estiagem. O braço da adutora custou R$ 8 milhões e foi pago por meio da antecipação temporária da revisão tarifária de água, de 10,12%, que vigorou entre agosto de 2015 e março deste ano.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.