Binário passará por adaptações


Por Guilherme Arêas

02/03/2016 às 20h10

Em funcionamento desde a noite da última terça-feira, o binário da Rua Dom Silvério, no Alto dos Passos, Zona Sul, ainda passará por uma série de intervenções. A previsão da Settra é que os trabalhos sejam finalizados em até 40 dias. Entre as pendências estão inclusas a instalação da sinalização horizontal e vertical em boa parte das vias, além da construção de canteiro, meio-fio e da reconstrução da praça do Bairro Alto dos Passos, com replantio de árvores. Para averiguar o funcionamento do binário, a Tribuna foi até o local para testar caminhos e acesso a bairros próximos, como Santa Luzia, Bom Pastor e São Mateus.

PUBLICIDADE

Para se completar uma volta pelo binário, por exemplo, partindo da Dom Silvério, seguindo pela Rua Barão de Aquino e retornando pela Rua Belmiro Braga até o cruzamento com a Avenida Rio Branco, gastou-se cerca de dois minutos. Vale ressaltar que o contorno foi feito com o trânsito fluindo, apresentando apenas retenções de semáforo. No entanto, alguns problemas foram apontados pela reportagem.

[Relaciondas_post] No cruzamento entre a Rua Dom Silvério e a Avenida Vasconcelos, o recuo para a faixa de pedestres está colocado de forma a impossibilitar a visão do condutor, permitindo que ele avance sobre a pintura para seguir caminho. No percurso para Santa Luzia, em alguns momentos do dia, foi possível constatar retenção na faixa da direita da Dom Silvério até o ponto em que a mesma se torne mão-dupla, após o cruzamento com a Barão de Aquino.

O titular da pasta, Rodrigo Tortoriello, ressalta que o local ainda encontra-se em obras, sujeitas a ajustes que devem acontecer nas próximas semanas. “Decidimos abrir a circulação pois não tínhamos como manter as vias bloqueadas daquela forma. Na terça, antes da liberação das vias, o trânsito apresentou muitas retenções”.

Sobre as pinturas horizontais, Tortoriello destacou que as mesmas foram feitas nas ruas Belmiro Braga e Dom Silvério. Nas demais que compõem o binário, o serviço ainda será realizado. “Quem circular pelo binário deve ter atenção redobrada, pois está em uma situação provisória. É importante lembrar que, nos primeiros dias, é comum ocorrer pontos de retenção.”

Caminhos testados

Para quem parte da Avenida Rio Branco, altura do Bairro Cruzeiro do Sul, no sentido bairro/Centro, o acesso ao Alto dos Passos continua acontecendo pela Rua Barão de Aquino, porém, o condutor deve seguir pela via até a Rua Belmiro Braga, adentrando em parte do binário. A partir deste ponto, para retorno, ele deve se dirigir à rampa de acesso à Rio Branco.

Para aqueles que vêm do Bairro Bom Pastor pela Avenida Doutor José Procópio Teixeira, o acesso ao Alto dos Passos, assim como para o Bairro São Mateus, continua acontecendo pela Rua Moraes e Castro, sem acesso ao binário. O retorno ao Bom Pastor, se ocorrer pela Rua Severiano Sarmento, precisa passar pelo binário, o retorno pela Dom Silvério só é permitido se o motorista precisa vira à direita da via.

Quem segue para o Santa Luzia, continua pela Dom Silvério. Já aquele que sai do bairro no sentido Centro, trafega em mão dupla até o cruzamento com a Barão de Aquino e precisa acessar o binário.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.