Outubro é mês de alerta contra câncer


Por Tribuna

01/10/2014 às 20h48- Atualizada 01/10/2014 às 20h49

Caminhada pelo Centro da cidade e iluminação rosa em prédios públicos marcaram a abertura oficial da campanha mundial Outubro Rosa. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristina de Castro, o objetivo é chamar a atenção da população para a importância da prevenção ao câncer de mama. Entre os monumentos e prédios que ganham a cor rosa estão o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o Cine-Theatro Central, o Morro do Cristo, a Ascomcer, a fachada da Unimed e o Centro de Promoção da Saúde. Ainda estão programadas para este mês doação de lenços, 2ª Corrida Solidária da Ascomcer e chuverão no Calçadão da Halfeld, no qual será ensinada a importância do autoexame de mama.

Segundo a presidente da Ascomcer, Alessandra Sampaio, são realizadas apenas cerca de 500 mamografias por mês na instituição, o que mostra a necessidade de intensificar a prevenção entre as mulheres. Alessandra também lembra a importância do apoio e conscientização do homem, principalmente durante o tratamento. Eloisa Helena de Menezes, 56 anos, tirou a mama direita há seis anos. Hoje ela faz parte do Grupo das Vitoriosas, no qual procura levar segurança e confiança na cura para outras mulheres que passam por esse desafio.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.