Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar correto
Veterinária dá dicas que prometem ajudar a ‘educar’ o animal de estimação
Um dos desafios ao educar um cachorro é ensiná-lo a fazer xixi no local correto, e não pela casa inteira. Mas não se preocupe: é possível ensinar isso ao seu bichinho em qualquer idade. “Na fase adulta, esse processo é mais demorado, mas todos aprendem a usar o banheiro”, explica a veterinária Fernanda Penha Dias.
Principais dicas
No caso dos filhotes, a profissional indica espalhar tapetes higiênicos ou jornais em vários pontos da casa em que o filhote terá acesso. “E quando ele fizer xixi no lugar errado, leve-o até o banheiro mais próximo do local onde ele urinou”, ensina.
Outra dica da veterinária é retirar todos os tapetes da casa, pois os cães têm instinto de urinar em superfícies fofas, por conta da absorção. “Para eles, é como fazer xixi na terra”, explica Fernanda Penha Dias. Aos poucos, a dica é diminuir a quantidade de ‘banheiros’ espalhados pela casa, direcionando o cachorro até o local em que você deseja que ele urine.
Sem broncas
Nunca dê bronca quando o cachorro fizer xixi no lugar errado, pois isso prejudica o aprendizado. “Caso isso aconteça, limpe o local sem que ele veja e aplique repelentes para cães. Alguns animais viciam em determinados lugares”, orienta Fernanda Penha Dias.
A veterinária explica que os cachorros escolhem um local para urinar devido a cheiro, praticidade ou pela distância da comida. “Em caso de cães não castrados, dificilmente farão apenas em um local, por causa da necessidade de marcação de território, hábito que é perdido quando o macho é castrado”, alerta.
Brigar com o seu cão pode causar problemas graves a ele, como a coprofagia, que é o ato de comer as próprias fezes com a intenção de resolver o problema que desagrada ao tutor.
Recompense o animal
Recompensar o seu bichinho no começo do aprendizado é muito mais interessante do que dar broncas, pois ele crescerá mais corajoso e seguro. “Os filhotes não têm o costume de ir muito longe para fazer as necessidades. Para ele é natural se aliviar no meio de uma brincadeira agitada. Se o banheirinho estiver bem perto dele e se ele já tiver sido recompensado com petisco ou uma festa, dificilmente ele fará fora do alvo”, avalia. A presença do tutor é essencial nesse momento, pois sempre que fizer as necessidades no lugar certo, ele será recompensado, associando que acertou.
Legenda: Brigar com o cão pode causar problemas graves a ele, como a coprofagia, que é o ato de comer as próprias fezes com a intenção de resolver o problema que desagrada ao tutor