Tilápia com panko e toque de lemon pepper

Aprenda a fazer receita o peixe empanada com toque refrescante, que integra o cardápio de verão da Bravo Beer


Por Júlia Pessôa

30/11/2019 às 06h13

Tudo bem que já estamos chegando em dezembro e o sempre inconstante tempo de juiz-forano tem feito a gente tirar os casacos do armário. Mas queiram seus críticos ou não, o verão está chegando, e, com ele, claro, vários sabores são aguçados nos dias mais quentes. Pensando nisso, a Bravo Beer remodelou completamente seu cardápio, preparando-se para a estação dos dias mais quentes e solares. “Buscamos trazer uma maior brasilidade para o nosso cardápio. Itens consagrados da culinária de boteco foram acrescentados, tais como jilozinho frito, iscas de frango empanadas e torresmo de barriga, dentre muitos outros. Todos eles trazem algum ‘toque Bravo’ em suas receitas, como forma de gerar uma experiência diferenciada aos clientes”, diz o gerente da casa Bruce Gonçalves.

Peixe pode acompanhar molhos como os de alho, mostarda e tártaro (Foto: Fernando Priamo)

A tilápia que você aprende a fazer neste domingo traz aquele climinha descontraído, que remete a uma pegada marítima e praiana que o verão desperta na gente – ou a dita praia mineira, pela égide do “se não tem mar, vamos para o bar”. Simples, barata e democrática, ela é saborosíssima com o toque crocante do panko e o frescor do lemon pepper e do clássico limãozinho. “O intuito foi trazer uma releitura de um prato bastante tradicional da nossa culinária, buscando surpreender com uma receita ao mesmo simples e bastante saborosa”, diz Jhonatan Franco, sócio proprietário da casa.

PUBLICIDADE

Sobre o preparo, a cozinheira Maria de Jesus Coelho ressalta que, apesar de simples, requer cuidado em algumas etapas: “Um dos pontos chaves é o armazenamento do peixe: é preciso que esteja bem fresco. Para empanar, também é preciso seguir alguns cuidados: primeiro a farinha de trigo, depois o ovo, depois a farinha panko, nessa ordem. Isso faz toda a diferença na textura e crocância do prato. Um último ponto é certificar-se que a panela possui bastante óleo e que ele já está próximo da temperatura correta (170 graus) para que as iscas não murchem ou encharquem”, orienta. “Ah, também é possível simplificar a receita, substituindo a farinha panko pela farinha de rosca tradicional”, acrescenta ela.

Iscas de Tilápia Bravo

por Maria de Jesus Coelho

Ingredientes

– 400g de filé de tilápia fresca
– 1 colher (sopa) de alho triturado
– 1 colher rasa (sopa) de lemon pepper
– 200g de farinha panko
– 200g de farinha de trigo
– 3 ovos batidos
– 200ml de leite
– limão e sal a gosto
– 1 litro de óleo de soja

Preparo

Corte o peixe em iscas. Tempere com alho triturado, lemon pepper, limão e sal. Misture os ovos e o leite em uma tigela extra. Passe as iscas na farinha de trigo, mergulhe nos ovos e leite, passe na farinha panko e frite em panela funda com óleo de soja quente (170º) até dourar e ficar crocante (entre 5 e 10 minutos). Retire e seque o óleo excedente. Adicione lemon pepper extra (a gosto) e sirva com os molhos de sua preferência (na Bravo, a porção vem com os de alho, mostarda e tártaro).

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.