Lasanha de porco: aprenda a fazer o prato que encantou Tiradentes

Helena e Dida idealizaram o Morada: estabelecimento que há um ano insere a cultura do brunch na cidade histórica; elas ensinam a receita de uma lasanha de porco


Por Cecília Itaborahy, sob supervisão de Carolina Leonel

29/01/2023 às 06h00- Atualizada 29/01/2023 às 06h09

Receita típica é um prato tradicional na casa de muitos brasileiros e uma opção versátil (Foto: Divulgação)

Tiradentes é magia. A cidade histórica guarda, em suas ruas de pedra, as memórias das pessoas que pisaram por ali: os passeios, as correrias que envolvem estar, por exemplo, em um festival, como a Mostra de Cinema de Tiradentes, que terminou neste sábado (28), além das vontades daqueles que fizeram dela casa. Morada. Cabe muita coisa em uma cidade pequena, mas imensa. Cabe, por exemplo, os sonhos e as perdas. Helena Schmidt encontrou lá a oportunidade de um emprego bem na pandemia, quando os chefes de cozinha se viram sem rumo. Dida Borges encontrou amparo, depois de uma perda familiar. As duas, juntas, encontram novos rumos: o Morada, estabelecimento que completou um ano de atuação voltado ao brunch, uma novidade por aquelas terras. A cidade, que é também referência em gastronomia, aumenta de tamanho a depender de quem a faz acontecer.

O nome diz muito: como Tiradentes foi acolhimento para as duas, nada como pensar em um espaço que fizesse o mesmo para os clientes. “Esse clima, começando pelo nome, deveria se estender do cardápio aos móveis, louças, ambiente, decoração e música. A maioria dos itens vem das nossas casas, do nosso acervo pessoal, e o cardápio é elaborado com referências de coisas que gostamos, memórias afetivas e lembranças de comidas que nos tocaram em viagens ou em nossas memórias pessoais, assim como a trilha sonora e todos os itens que pensamos em colocar ou retirar porventura do Morada”, detalha Helena. Tudo aconteceu de maneira orgânica: da amizade à construção de um estabelecimento. Hoje, elas se consideram amigas-irmãs inseparáveis.

PUBLICIDADE

Nesse um ano, muita coisa aconteceu. Para começo de conversa, Tiradentes não tinha a cultura do brunch disseminada. Foi necessário pensar primeiro nisso. “Demos um tiro no escuro, e eu apostava muito nessa ideia”, confessa Helena. Tinha, ainda, um período de resquícios do isolamento social. “Mas crescemos, nos estabelecemos, temos clientes fiéis tanto da cidade quanto turistas que voltam somente para nos prestigiar. É de fato um crescimento fiel e que nos satisfaz muito. É orgânico e do jeito que a gente quer, planeja e dá conta, sem sair da nossa personalidade. Ainda temos muitos ajustes, muito o que crescer e melhorar. Mas continua com a nossa carinha, com o nosso astral.”.

A receita que a dupla escolheu ensinar é típica: uma lasanha. Mas tem muita memória envolvida. É um prato tradicional na casa de muitos brasileiros, inclusive na de Helena. “Minha mãe sempre fazia lasanha normalmente no almoço de domingo, e, depois que eu virei cozinheira profissional, fui me apossando em alguns momentos dessa função”, ri. “Acabou que a lasanha virou item obrigatório sempre para agradar o paladar do mascote da família (o sobrinho de Helena). Teve um almoço especial, que não me lembro muito bem a data específica, que quis inventar alguma coisa diferente, mas não podia mais escapar da ‘ditadura da lasanha’. Como em casa de mineiro o porquinho sempre tem vez, resolvi arriscar em fazer uma lasanha com molho vermelho mas mudar o tradicional bolonhesa pelo porquinho desfiado, que poderia ser um pouco mais elaborado no sabor, no preparo e no tempero. Consegui unir os dois mundos e acabou sendo tanto sucesso que agradei sobrinho e família.”

Virou sucesso no Morada e, agora, pode ser sucesso em casa também, com aprovação do sobrinho da Helena. Não tem erro nessa receita coringa de domingo.

Lasanha do Morada

Por Helena Schmidt e Dida Borges

Ingredientes molho tomate:
½ lata de tomate pelado
½ cebola picadinha
especiarias (cominho, curry, açafrão e páprica picante)
Sal
Pimenta do reino

Ingredientes lasanha
Massa fresca de lasanha do supermercado – 3 folhas
50g de muçarela
50g de queijo meia cura
Molho de tomate com especiarias
90g de pernil já cozido
50g de parmesão ralado

Modo de preparo do molho de tomate
Frite a cebola picadinha na manteiga até amolecer, adicione as especiarias e o tomate pelado. Quebre um pouco os tomates com uma colher. Adicione pimenta do reino e acerte o sal.

Montagem da lasanha
Coloque molho cobrindo a assadeira. Adicione 1 folha da massa. Jogue mais molho. Coloque parte do queijo muçarela e do meia cura e parte do pernil. Faça camadas: mais massa e mais queijo e pernil. Finalize com parmesão e leve a forno por 25 minutos.

O conteúdo continua após o anúncio

 

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.