Cheesecake de goiabada: Romeu e Julieta de traje a rigor

Fácil de fazer, receita dá toque de sofisticação à clássica duplinha mineira


Por Júlia Pessôa

24/05/2019 às 20h00

Yohana de Souza revela segredos no preparo de sua receita de cheesecake de goiabada (Foto: Arquivo pessoal)

Embora não seja mineira, a jovem Yohana de Souza inspirou-se nas terras de cá para fazer uma sobremesa simples, mas cheia de bossa: o cheesecake de goiabada. “Os mineiros acertaram bem no contraste entre o queijo e a goiabada, fazendo com que a sobremesa não fique doce demais, e agradando até quem não é lá muito chegado em doce muito ‘melado'”, diz ela. Estudante de psicologia ha UFF de Volta Redonda (RJ), ela garante que essa história de “não gostar muito de doce” está bem distante de seu caso. “Desde pequena acompanho minha mãe na cozinha e aprendi a fazer doces porque é o que mais gosto de comer (risos), até troco pelos salgados”, conta ela, filha da cozinheira Eliara, carinhosamente chamada de Lara por quem tem a sorte de provar do seu talento de forno e fogão.

Com apenas 12 anos, Yohana mostrou a quem havia puxado na cozinha e já fazia bolos e brigadeiros nas festinhas de família. “Este cheesecake é um sucesso, sempre faço nas festas de fim de ano ou em almoços de domingo, me remete a momentos em que a família está reunida.” Segundo ela, o preparo é facílimo, e é preciso ter cuidado apenas no preparo da massa de biscoito. “Não pode colocar manteiga demais, senão ela fica gordurosa, e é preciso ficar de olho quando ela estiver no forno. É só para dar uma ‘douradinha’, senão passa do ponto”, orienta. Ela também dá dicas para a hora de derreter a goiabada, processo que ela diz não ter mistério. “Eu corto em quatro pedaços, deixo derreter um pouquinho e coloco água, acrescentando mais se for preciso. Também coloco umas gotinhas de limão para quebrar um pouco o doce. Mas quem não quiser, não precisa.”

PUBLICIDADE
(Foto: Arquivo pessoal)

Cheesecake de goiabada

Por Yohana Valentim de Souza

Ingredientes
1 ½ pacote de biscoito maisena
2 colheres (sopa) de margarina
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
150g de cream cheese
1 pacote de gelatina sem sabor
½ copo de água quente
500g de goiabada

Modo de preparo
Para fazer a massa, bata os biscoitos com a margarina no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Depois, pegue uma forma com o fundo removível e abra a massa no fundo dela e nas laterais. Leve ao forno médio por 5 minutos. Quando pronto, reserve.
Para o recheio, bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o cream cheese e a gelatina sem sabor (já diluída em água quente). Em seguida, despeje na forma com a massa já assada e leve ao freezer (duas horas) ou à geladeira (4 horas ou mais) até que fique consistente.
Para a cobertura, derreta a goiabada em uma panela com água (acrescente mais se precisar). Coloque sobre o creme gelado. Retorne por mais 30 minutos ao freezer ou por mais 1 hora na geladeira e sirva gelado.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.