Fabiana Mageste ensina receita de mousse de chocolate para o Natal

Confeiteira foi pedida em casamento depois de uma luta; essa história abriu-lhe diversas oportunidades no mundo dos doces


Por Cecília Itaborahy, sob supervisão do editor Marcos Araújo

18/12/2022 às 07h00

“O casamento é sempre minha inspiração. É a força que me move”, diz Fabiana (Felipe Couri)

A vida de Fabiana Mageste mudou completamente em um ano. Ela, que nunca gostou muito de preparar as comidas de casa, viu, na confeitaria, uma forma de conseguir uma renda extra para conseguir planejar o casamento dos sonhos, à altura do seu pedido. Lá em 2017, Fabiana foi pedida em casamento depois de seu, na época, namorado ganhar o JF Fight de uma forma inusitada. Eles foram lá, na verdade, para vender brownie na porta do local onde estava acontecendo a luta e um dos competidores acabou não podendo lutar. Luís Felipe Alvim, então, decidiu lutar no lugar dele, sem sequer ter se preparado. Fabiana, apesar do nervosismo, o apoiou. Ele ganhou. E, no seu discurso de vencedor, ela foi pedida em casamento.

Fabiana já gostava de fazer doces. E, a partir desse dia, passou a vender com frequência na rua. Ela conta que saia com o Luís e eles contavam um pouco da história dos dois na hora de vender os docinhos. Deu certo. Eles tiveram o casamento dos sonhos, em 2019. Mas chegou a pandemia. Fabiana, que trabalhava fora, conseguiu manter seu emprego. Já Luís, como tinha um estúdio de muay thai, se viu desempregado. Ele conseguiu o auxílio e eles foram juntando o dinheiro. Nesse tempo, Fabiana focou em estudar mais ainda a confeitaria. “Todos os tipos de cursos gratuitos que tinham na internet eu fazia.” Ela conseguiu ir vendendo mais, fazendo outros tipos de receitas com o que tinha em casa mesmo. Até que surgiu um curso com uma das suas confeiteiras preferidas. Mas era pago. “Eu fiquei pensando e entendi que precisava fazer esse curso. Peguei o dinheiro do auxílio que guardamos e investi. Fiz o curso em novembro de 2020.”

PUBLICIDADE

Foi uma de suas escolhas mais acertadas. Já em dezembro daquele ano, viu no Natal uma outra oportunidade. Fabiana passou a vender panetones recheados, coisa que faz até hoje. Depois, vieram os bolos. O primeiro ela espatulou com régua, sempre com o que tinha mesmo, até conseguir equipar sua cozinha, aos poucos. “Eu fui me aperfeiçoando. Tudo era simples, e ainda é devagar, no tempo certo.” Já em novembro de 2021, ela foi chamada para participar de um reality show de confeitaria. Ela foi convidada a participar com 15 dias de antecedência. E, nesse tempo, fez uma imersão. Mesmo sendo uma das mais novas na cozinha, ela chegou na final. O bolo que fez foi inspirado em seu vestido de noiva, afinal foi aquele pedido, o processo de casar e o casamento que mudaram tudo. “O casamento é sempre minha inspiração. É a força que me move.”

Depois desse reality, que aconteceu há um ano, sua vida mudou completamente. Ela saiu do emprego para viver da confeitaria. E, como tinha que ser, entrou no mundo dos casamentos, fazendo os bolos. “É o que me faz suspirar mais alto.” Agora, ela já tem experiência. Sua cozinha é um verdadeiro laboratório. “Mas eu sempre prezei pelo simples e bem feito. Por isso, inclusive, cheguei na final, competindo com gente que tinha mais experiência que eu. O trabalho é exaustivo. Eu viro noites. Mas tenho perseverança de sobra. É isso que eu amo.”

Seguindo no simples e bem feito, Fabiana, para o Natal, sugere um mousse de chocolate: fácil e rápido de ser feito. Ela colocou morango para enfeitar. Mas garante que qualquer coisa fica bom: nozes, bis, outras frutas, o que tiver na geladeira e agradar o paladar dos familiares na ceia. Mesmo fácil, o resultado é maravilhoso, igual seus bolos, que ganham, primeiro, o olhar e depois, mais ainda, o paladar.

(Foto: Felipe Couri)

Mousse chocolate

Por Fabiana Mageste

Ingredientes
400g de chocolate meio amargo
1 caixa e ½ de creme de leite
6 ovos
6 colheres de açúcar

Modo de preparo
Derreta 400g de chocolate meio amargo ou 4 barras no microondas de 30 em 30 segundos, até que derreta por completo. Acrescente 1 caixa e 1/2 de creme de leite. Misture até ficar homogêneo. Reserve. Para fazer o merengue suíço, aqueça as claras e o açúcar. Em uma panela, mexa constantemente sem parar em fogo baixo, até derreter todo o açúcar ou até chegar em 65 graus. Cuidado para não cozinhar as claras. Em seguida, coloque essa mistura no bowl da batedeira e com o globo bata em velocidade alta até esfriar. Esse processo vai demorar em torno de 10 minutos. Ele precisa ficar bem firme e frio (em torno de 34 graus). Delicadamente com o fouet, misture o merengue suíço com o chocolate fazendo movimentos de baixo pra cima. Cuidado para não perder a aeração. Coloque para gelar por pelo menos 5 horas.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.