Musse napolitana com ganache para agradar toda a família na Páscoa

Receita prática promete deliciar principalmente as crianças


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

03/04/2020 às 07h03- Atualizada 03/04/2020 às 17h40

Esse ano, a Páscoa será diferente para muita gente, mas não é por isso que a data vá deixar de ser comemorada. Para quem não irá comprar chocolates ou quer fazer algo artesanal, fica a dica de uma sobremesa bem gostosa: musse napolitano com ganache. Essa receita veio da família da proprietária da Cakeway, Fabiane Dornelas, que se apaixonou por doces influenciada pela mãe.

“Desde que eu era criança, minha mãe fazia bolos de aniversário e depois que ela se especializou nos últimos anos, ajudei com ovos de Páscoa e, com isso, foi despertando em mim essa vontade. Como não tínhamos muita proximidade no dia a dia por conta da correria, ir para a cozinha era um momento nosso. Até hoje, ela me pede ajuda nos bolos dela”, conta Fabiane que, depois de passar nove anos na profissão de cabeleireira, decidiu fechar o salão para fazer o que realmente gostava e abriu uma loja de bolos há cerca de um ano.

PUBLICIDADE
Fabiane sugere adicionar pedaços de chocolate para tornar a sobremesa mais atraente (Foto: Acervo pessoal)

Assim, sua sugestão de sobremesa para a Páscoa, uma época tão especial para a família, não poderia ser outra senão uma adaptação da musse que sua mãe lhe ensinou. “Sempre gostei de adaptar as receitas, mantendo a base da minha mãe, mas dando meu toque, como essa receita de musse de morango com Nesquik”, conta ela, que pretende, inclusive, lançar um novo cardápio para sua loja, com opções de musses, após essa fase de isolamento social.

Para deixar a receita de acordo com o gosto de cada um, é possível substituir uma das camadas por uma musse de Nescau, Cacau ou Ovomaltine. Se o ingrediente escolhido tiver muito açúcar, é indicado usar apenas 50g. Se não, pode usar o dobro. Para incrementar, vale adicionar frutas, pedaços de biscoito ou KitKat. “É uma receita bem versátil, a pessoa pode adaptar com o que tem em casa, colocando uvas e morangos, por exemplo”, sugere. Essa receita também pode ser servida com sorvete ou usada como recheio para um bolo gelado.

Musse napolitana com ganache

Por Fabiane Dornelas

“Sempre gostei de adaptar as receitas, mantendo a base da minha mãe, mas dando meu toque”, conta Fabiane Dornelas (Foto: Acervo Pessoal)

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 envelope de gelatina incolor
100 gramas de leite Ninho
100 gramas de margarina ou manteiga
60 gramas de Nesquik
100 gramas de chocolate da sua preferência
100 gramas de creme de leite

 

Modo de preparo
Na batedeira, bata a margarina até ficar bem cremosa. Enquanto ainda bate, adicione a caixinha de creme de leite e deixe incorporar bem. Ao poucos, coloque o leite condensado com a batedeira ainda ligada. A mistura ficará com aspecto talhado. Divida em duas partes iguais e reserve.

Hidrate a gelatina incolor como manda a embalagem. Bata uma parte com o Leite Ninho e metade da gelatina incolor. Bata a outra parte com Nesquik e o restante da gelatina incolor.

O conteúdo continua após o anúncio

Para fazer a ganache, derreta o chocolate de 30 em 30 segundos no micro-ondas. Depois de derretido, adicione as 100g de creme de leite e misture. Pronto.

Em uma fôrma de vidro, coloque uma camada do musse de Nesquick e, por cima, uma camada de ganache ou pedaços triturados de chocolate em barra. Depois, adicione a musse de Ninho. Leve para gelar por três horas e decore como preferir.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.