Permuta: 5 respostas para dúvidas muito comuns

PUBLIEDITORIAL


Por Universal Imóveis

30/05/2018 às 17h17- Atualizada 30/05/2018 às 21h34

Luciano Esteves – Especialista Imobiliário Universal Imóveis

A Semana da Permuta da Universal Imóveis chegou ao fim no dia 30/05 e foi um sucesso! O evento foi uma ótima oportunidade para quem queria trocar um imóvel por outro e estava cheio de dúvidas. Já fizemos alguns conteúdos sobre o tema, mas como ele é bem vasto, resolvemos retomá-lo para sanar suas dúvidas, afinal, nós trabalhamos com permuta o ano inteiro!

Confira abaixo cinco respostas diretas para cinco perguntas que os interessados na permuta de imóveis costumam fazer.

PUBLICIDADE

1 – O que pode ser permutado?

Um imóvel que pode ser utilizado na permuta leva o nome de solo, e tudo incorporado a partir dele pode ser utilizado em uma transação desse tipo. Por exemplo: apartamentos e casas (construídos ou a construir), lotes, terrenos, galpões para indústria e unidades habitacionais. Veículos, ações, quotas e outros tipos de bens e recursos não podem ser envolvidos na negociação.

2 – Como funcionam as despesas?

O processo de permuta exige que ambos os contratantes paguem pelas despesas da transação, ou seja, ocorre uma divisão de despesas. Esse é um dos pontos diferentes do pagamento por meio de troca de bens, pois em uma negociação comum a maior parte dos custos é de responsabilidade do comprador.

3 – Qual o papel e a comissão do corretor imobiliário?

A comissão do corretor imobiliário é paga pelas duas partes. Por conta disso, ele tem a responsabilidade de visitar e avaliar os bens de todos os envolvidos, estabelecendo preços justos e vantajosos para os dois. Além disso, esse profissional tem a qualificação e a experiência necessárias para cuidar dos processos que envolvem a negociação, facilitando a vida dos envolvidos.

4 – É preciso ter que tipos de cuidado?

Como em toda negociação, é fundamental ter alguns cuidados antes de assinar os contratos. Confira a situação legal dos bens, fique atento ao tipo de contrato e, principalmente, procure o auxílio profissional de um corretor, como citamos acima.

5 – Quais os principais benefícios?

Já falamos detalhadamente sobre isso em matérias anteriores, mas podemos destacar que a permuta é ótima para quem tem pressa em adquirir um novo imóvel e para quem busca segurança em uma negociação imobiliária. Outro grande fator positivo é que a permuta de imóveis não envolve tributação.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.