Acompanhamento pedagógico individual melhora desempenho escolar
PUBLIEDITORIAL
Não se trata apenas de identificar as facilidades e dificuldades de cada estudante. O acompanhamento pedagógico correto traz soluções eficientes
Quando os pais escolhem o colégio para o filho,eles anseiam por uma educação de qualidade, além do comprometimento da instituição com a criança. Afinal, é na escola que o aluno vai desenvolver o seu convívio social,aprender a lidar com a diferença,a compreender algumas emoções, a tomar decisões assertivas ea aperfeiçoar o conhecimento de vida como um todo.
Entendendoesta responsabilidade, o Colégio Vianna Júnior busca aprimorar, a cada dia, a metodologia utilizada e as aulas e programas aplicados, além de acompanhar a realidade de cada estudante.
Com o apoio de uma equipe pedagógica qualificada, o colégio realiza um acompanhamento diagnóstico para cada aluno. São três etapas de avaliação: atividade diagnóstica, provas bimestrais e observações dos professores responsáveis.
No entanto, não se trata apenas de identificar as facilidades e dificuldades de cada estudante. “O acompanhamento pedagógico correto deve trazer soluções eficientes”, explica a diretora do Colégio Vianna Júnior, Simone Machado.“Os professores conseguem notar a melhora logo após as primeiras aulas. Já percebem os alunos mais motivados e empenhados”.
Profissionais especializados ministram aulas de reforço para os alunos do Fundamental e Ensino Médio, sem custo adicional nas mensalidades. As disciplinas trabalhadas atualmente são: Português e Matemática para o Fundamental; Física, Matemática e Português para o Ensino Médio.
“Para este reforço, nós buscamos profissionais qualificados e habituados a trabalhar individualmente cada aluno e suas dificuldades. Os alunos não vão estudar com professores que estão acostumados. Eles têm aula com outros profissionais. São professores que vão explicar a matéria de maneira diferente do que estão habituados. Isso vai nos ajudar a compreender, ainda mais, a necessidade de cada estudante”, explica a diretora do colégio.
Marcelo Ambrósio, pai de uma aluna do Ensino Fundamental, relata: “Após as primeiras provas, reparei que o rendimento da minha filha não estava bom. Quando cheguei para conversar com a coordenadora responsável, percebi que sabiam o que eu estava pensando. Ela me disse para ficar tranquilo, pois já estavam acompanhando. Agora,minha filha já iniciou as aulas de reforço por meio do próprio Vianna. Tudo isso em menos de uma semana.”.
Além do reforço, Marcelo conta que a estudante conversou com a psicóloga do colégio, para compreender como melhorar o desempenho nos estudos, tanto em sala de aula quanto em casa. “Fico feliz em deixar minha filha no Vianna, porque eu sei que ela está bem assistida”, afirma o pai.
O futuro já começou
O Ensino Médio é visto como o período da decisão. O estudante precisa se preparar para o PISM, ENEM, entre outros processos seletivos, assim como escolher o curso que deseja.
Durante este momento primordial na vida do aluno,a equipe pedagógica realiza trabalho de acompanhamento e orientação. Desde o primeiro ano, os professores responsáveis demonstram para os alunos como devem se empenhar para ingressar no curso desejado.
Este acompanhamento é realizado a fim de preparar o estudante para fazer uma boa prova: desde métodos de estudo até como se comportar antes e durante os exames. Para aprimorar esta assistência, o Vianna realiza simulados e atividades que estimulam o desempenho.
Durante o ano, metas de desempenho são estabelecidas e acompanhadas por meio dos resultados dos simulados. Segundo o coordenador do Ensino Médio, Álisson Damiance, “cada aluno é assistido e orientado ao longo dos exames. Seus resultados são analisados e discutidos, para que possa melhorar seu desempenho na próxima etapa”.