Um bom lugar para ler um livro


Por Michele Meireles

05/11/2016 às 07h00- Atualizada 05/11/2016 às 20h32

Exercitar a leitura diariamente proporciona uma série de benefícios, como manter a criatividade em alta, reduzir estresse e ainda ampliar o conhecimento e o vocabulário. A saúde também agradece, pois é lendo que se afasta doenças como Alzheimer e demência, mantendo a memória sempre ativa. Se você precisa de um estímulo a mais para iniciar um novo livro, ou dar continuidade, confira algumas inspirações para criar um cantinho de leitura particular e aconchegante.

Criando o espaço

PUBLICIDADE
Estantes em formatos de letras estimula ainda  mais a criatividade
Estantes em formatos de letras estimula ainda
mais a criatividade

O cantinho da leitura pode surgir em qualquer lugar da casa, seja em um cômodo específico ou dividindo espaço com algum já existente, como o quarto ou a sala. É importante ser um lugar tranquilo, já que a leitura exige foco e concentração. Para compor o ambiente, use e abuse das prateleiras e estantes, que ajudam a acomodar os livros, e escolha uma poltrona bem confortável. Vale também investir em almofadas. Neste caso, a dica é colocá-las no chão de forma desordenada, mas ao mesmo tempo harmônica. Não se esqueça da luz, pois é ela que trará o conforto visual na hora de ler, além de deixar o cantinho ainda mais convidativo.

Simplicidade

 

Estante com design de árvore e espaço tradicional com a poltrona Lounge & Ottoman do casal Eames
Estante com design de árvore e espaço tradicional com a poltrona Lounge & Ottoman do casal Eames

A poltrona Lounge & Ottoman, icônica criação do casal de designers norte-americanos Charles (1907-1978) e Ray (1912-1988) Eames, com o estofado branco, destaca-se no ambiente que mistura papel de parede chamativo e pontos de cores na estante recheada de livros. A luminária de chão articulada também permite o leitor a direcionar melhor a luz na hora de viajar pelas páginas.

Estantes, muitas!
As estantes são peças chave para a leitura em casa. Mas elas podem ter formatos orgânicos, de letras e até de árvores, o que as tornam ainda mais lúdicas, além de mostrar que há preocupação com o design daquele espaço. Lembre-se de que livros ao ar livre podem ficar sujeitos à poeira e à ação do tempo. Neste caso, optar por uma estante fechada, com vidro, pode ser a solução.

Para crianças

O conteúdo continua após o anúncio
Cortina setoriza espaço de leitura no quarto da criança
Cortina setoriza espaço de leitura no quarto da criança

Estimular a leitura ainda na infância é garantir o desenvolvimento criativo e cognitivo. Para que a criança se sinta mais estimulada, é importante criar um ambiente lúdico que torne a atividade prazerosa. Procure instalar prateleiras em uma área que dê para a criança alcançar com facilidade. Use e abuse de títulos com capas coloridas que ajudam a trazer ainda mais vida ao ambiente. Uma dica é setorizar o cantinho da leitura. Vale utilizar cortinas coloridas ou até criar uma oca de índio. Recheie esse espaço com almofadas coloridas e macias.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.