Quatro motociclistas de JF partem em expedição de 37 dias pela América do Sul


Por Augusto Paladino, colaborou Tribuna

26/04/2018 às 07h00- Atualizada 26/04/2018 às 07h52

Quatro camaradas partem nesta sexta-feira de Juiz de Fora para uma viagem que deve durar 37 dias pela América do Sul. O delegado da Polícia Civil, Paulo Virtuoso, recém-aposentado, decidiu celebrar a nova fase da vida ao lado dos amigos Carlos Maier, Antônio Waked e Antônio Fortes, todos militares reformados. A bordo de uma BMW GS 1200, uma BMW FS 800 e duas Suzuki V-Strom – uma 650 XT e uma 650 DL, eles pretendem cruzar dez estados brasileiros e mais Paraguai, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. A projeção é rodar cerca de 13 mil quilômetros. Waked garante que a experiência é de veteranos, mas a ansiedade nesses dias que precedem a aventura é juvenil.

PUBLICIDADE
Além de dez estados brasileiros, os brasileiros passarão por Paraguai, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai (Foto: Divulgação)

Baile de debutante
A Honda está completando 15 anos do lançamento do Fit no Brasil. O modelo, que está em sua terceira geração, já soma mais de 545 mil unidades vendidas desde 2003. O monovolume chegou com transmissão CVT e motor 1.3 litro de 80 cv a gasolina. A segunda geração, batizada como New Fit, apareceu em 2008, com motor 1.5 i-VTEC FlexOne, de 116 cv a 6 mil rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm com etanol e câmbio automático. A terceira geração é de 2015 e tem o mesmo motor 1.5, mas agora com câmbio CVT.

Foto: Divulgação

Chega mais
A Citroën pode trazer novo C5 Aircross para o Brasil. Isso porque a patente do modelo já foi registrada pela montadora francesa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Além da venda, pode ser que o modelo também seja fabricado aqui. Com o C4 Cactus em breve na linha de produção de Porto Real, no Rio de Janeiro, o C5 Aircross pode se transformar em uma aposta local da marca para concorrer no mercado de SUVs.

Foto: Divulgação

Aparição ambiciosa
A Volkswagen mostrou o I.D. R Pikes Peak, superesportivo elétrico criado para disputar a tradicional prova de subida da montanha no Colorado, nos Estados Unidos. O carro tem um motor de 680 cv de potência, 66,3 kgfm de torque e pesa menos de 1.100 kg. O objetivo é estabelecer um novo recorde na prova conhecida como Race to the Clouds, ou Corrida para as Nuvens. Para tanto, ele acelera de zero a 100 km/h em 2,25 segundos.

Foto: Divulgação

Alongamento
O Salão do Automóvel da Indonésia serviu de palco para a Suzuki apresentar a nova minivan Ertiga. Desenvolvida na mesma plataforma do compacto Swift, o carro cresceu 13 cm com relação ao modelo anterior e agora tem 4,40 metros de comprimento. Com isso, melhorou o espaço para a terceira fileira de bancos _ o modelo leva sete passageiros. O motor é um 1.5 aspirado com 108 cv.

Foto: Divulgação

Melhor idade
A Land Rover está completando 70 anos. Em todo o mundo acontecem comemorações no dia 30 de abril, data que a marca modestamente definiu como o Dia Mundial da Land Rover. A escolha não aconteceu à toa: foi nesse dia, em 1948, que foi apresentado o Series I, o primeiro modelo oficial da marca, no Salão de Amsterdã, na Holanda.

Foto: Divulgação

Plano adiado
A Hyundai adiou o projeto de lançamento de uma picape média, baseada no conceito Santa Cruz. Agora, o esperado é que o carro chegue ao mercado norte-americano somente em 2020. A montadora quer, com o modelo, conquistar uma fatia do crescente consumo de picapes por lá. O atraso se deve à demora na aprovação e desenvolvimento do projeto, em função da troca de chefia na marca coreana.

Outras paradas
A Ford iniciou um novo serviço de transporte médico não emergencial com vans nos Estados Unidos. Chamado GoRide, seu foco está no deslocamento de idosos, cadeirantes e pacientes com problemas de mobilidade para consultas e tratamentos médicos. Depois de um teste inicial como piloto, iniciado no final do ano passado, o serviço passou a operar oficialmente, atendendo mais de 200 unidades da rede de saúde Beaumont Health, no estado de Michigan. Ele dispõe de uma frota de 15 vans Transit, mas esse número deve chegar a 60 até o final do ano.

O conteúdo continua após o anúncio

Brinde de ocasião
De carona na Copa do Mundo deste ano, a Shell premiará quem comprar quatro litros de lubrificantes da linha Helix Ultra ou Helix HX8 com uma minibola de futebol. A ação acontece até o dia 15 de setembro em postos e revendas de todo o país. A ideia é tentar incrementar os resultados de vendas de lubrificantes nesses cinco meses apelando para a paixão dos brasileiros pelo futebol.

Donos convocados
Os proprietários da Honda CG 160 Start, Fan e Titan 2018 devem ficar atentos. A empresa está convocando 159.757 unidades dos modelos para um reparo no garfo da suspensão dianteira. O defeito, que aparece em situações como passagem por lombadas ou buracos em velocidades elevadas, pode travar o equipamento e causar queda, lesões graves ou até mesmo a morte.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.