Ford amplia a linha do Ford Ka para 2018
Linha ampliada
A Ford ampliou a linha Ka e Ka+ para 2018 com as novas versões S e Tecno para o hatch 1.0 e Advanced para o sedã 1.5. As versões atuais, SE, SE Plus, SEL e Trail tiveram os conteúdos melhorados. O Ka 1.0 S perde rádio e vidro elétrico dianteiro e parte de R$ 44.030. Já o 1.0 Tecno fica entre as versões SE Plus e SEL e vem com central multimídia SYNC, controle eletrônico de estabilidade e tração e computador de bordo, entre outros. O preço é R$ 48.390. Já o novo Ka+ Advanced 1.5 também fica entre as versões SE Plus e SEL, tem o mesmo conteúdo do Tecno, e sai por R$ 55.690.
Futuro independente
A Polestar mostrou seu primeiro carro, que leva unicamente a assinatura da marca da preparadora. O Polestar 1 usa a mesma plataforma modular dos carros da Volvo mais recentes, acertada de acordo com as especificações da própria Polestar. Por isso, o modelo não é apenas a versão cupê de algum modelo, mas um carro totalmente novo. A carroceria é feita toda de fibra de carbono, o que reduz o peso do carro e melhora a rigidez torcional em 45%. O motor híbrido é o mesmo das versões T8 da Volvo, mas retrabalhado para entregar 608 cv e 102 kgfm. Passa de 200 cv a mais que os Volvo T8.
Comunicação segura
A BMW revelou o protótipo R 1200 RS ConnectedRide. Com tecnologias voltadas à segurança, o modelo traz sistemas que previnem acidentes entre motocicletas e automóveis. Um dos dispositivos alerta o motociclista caso ele esteja entrando na contramão, por exemplo. A detecção é feita por meio de tecnologia de comunicação entre veículos (V2V, na sigla em inglês), que se baseia na troca de comunicações entre fabricantes, que utilizam sistema de localização via satélite.
Fim decretado
A Volkswagen encerrou a produção do compacto esportivo Scirocco. A última geração do cupê foi lançada em 2008 e era vendida em diversos países, inclusive na Argentina. Baseado na plataforma PQ35, a mesma da quinta geração do Golf, o Scirocco fez muito sucesso nos seus primeiros anos de vida. O modelo resistiu uma década inteira no mercado, passando por somente uma reestilização.
Entre tons
Pela primeira vez, a BASF apresentou seu estudo de Tendências de Cores Automotivas, o Automotive Color Trends _ Translucid, com uma cor desenvolvida especialmente para a América do Sul. Trata-se de um tom de verde metálico forte com tons azulados que, segundo a análise, entrega sofisticação e equilíbrio e deve fazer parte das paletas de diversas montadoras nos próximos anos.
Parcelas em alta
No terceiro trimestre de 2017, o volume de financiamentos de veículos novos e usados somou 1.309.628 unidades, um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados. É o maior crescimento verificado para o período desde 2010. Considerando apenas setembro, o avanço é de 13,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&F Bovespa e a Cetip.
Sonho alto
A Mercedes-Benz estima que as vendas de caminhões deverão crescer aproximadamente 20% no mercado brasileiro em 2018. Para Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços da fabricante de caminhões e ônibus, além do transporte graneleiro, canavieiro e demais atividades do agronegócio, outros setores começam a dar sinais de retomada, como a mineração, transporte de gases e líquidos, combustíveis e produtos frigorificados. E tudo isso demanda um aumento no número de caminhões. Até o final de setembro, no entanto, o acumulado deste ano registra retração de 8,55%.
Plano de expansão
A General Motors vai investir US$ 500 milhões, cerca de R$ 1,5 bilhão, nas suas instalações em Alvear, província de Santa Fé, na Argentina. Deste total, US$ 300 milhões, algo em torno de R$ 900 milhões, serão injetados pela empresa. Os outros US$ 200 milhões, perto de R$ 600 milhões, serão investidos pela rede de fornecedores da GM. O valor faz parte de um plano de investimento ambicioso na região sul-americana para produzir uma nova família global de veículos.
Som na caixa
A fabricante de som automotivo Pioneer lança seis novos produtos neste mês de outubro: são quatro opções de CD Player e duas de Media Receiver – que não reproduzem CDs. Os modelos trazem entrada USB para conexão com pendrives e smartphones e diferentes configurações de iluminação. Entre eles, há opções com conexão com Bluetooth e até integração aos sistemas operacionais Android e iOS e ao aplicativo Spotify. Os preços variam de R$ 229 a R$ 499.