Novo Honda CR-V chega em março ao Brasil com motor turbo

Modelo que marcou tendência já está na quinta geração, apresentada nos Estados Unidos no final de 2016 como linha 2017


Por Marcelo Palomino e Daniele Ramiro, para Autocosmos.com e Auto Press

18/02/2018 às 07h00

Foto: Divulgação

A Honda lançou uma tendência no mercado automotivo quando criou o CR-V, em 1995. Apesar de outras fabricantes se apresentarem como pioneiras no segmento de crossovers, de forma cronológica, foi a montadora japonesa quem deu o pontapé inicial no segmento, ao criar uma espécie de SUV amplo e familiar, mais alto e com algumas capacidades off-road, construído na plataforma do Civic. O resultado foi ter no line up um dos SUVs mais vendidos da história e o mais comercializado no mundo em 2016.

O modelo que marcou tendência já está na quinta geração, apresentada nos Estados Unidos no final de 2016 como linha 2017. É este modelo que passa a ser comercializado neste primeiro semestre no Brasil – a expectativa é de que seja lançado até março e com novidades. Desta vez, parece que a Honda decidiu ousar um pouco mais e não apenas evoluir o modelo, como é de costume. O novo CR-V traz alterações mais substanciais no conteúdo e na mecânica. A quinta geração do CR-V foi lançada prometendo mudanças que são cumpridas, mas com moderação. O CR-V chega para competir com os poucos SUVs médios que oferecem sete lugares, caso do novo Volkswagen Tiguan.

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Foto: Divulgação

O design em geral foi mantido, assim como a altura elevada, que oferece amplitude ao motorista. A quinta geração do CR-V também ganhou linhas dinâmicas que lembram o novo Honda Civic, dando um ar esportivo ao crossover. Não era para menos: o CR-V foi construído na mesma plataforma do sedã, o que o tornou mais leve, com a adoção de aços mais resistentes. Agora pesa entre 1.520 e 1.602 quilos, de acordo com a versão, ou seja, aproximadamente 40 quilos a menos que o modelo anterior, mesmo sendo maior e com mais equipamentos.

O motor também é uma novidade para o modelo, o novo turbo de quatro cilindros e 1.5 litro, com injeção direta e capaz de entregar 187 cv e 24,5 kgfm de torque, disponível entre 2 mil e 5 mil rpm – no Civic Touring vendido no Brasil, este mesmo propulsor rende 173 cv e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 e 5.500 giros, mas a expectativa é que o modelo importado use a configuração mais forte. O trem de força carrega ainda transmissão CVT que envia o torque para o eixo dianteiro ou para as quatro rodas, em um sistema on demand.

Na parte de tecnologia e de segurança, o CR-V conta com um sistema multimídia com uma tela de 7 polegadas e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, rádio com oito alto-falantes e navegador de GPS da marca Garmin. Ele adiciona uma câmara lateral para projetar no painel a imagem do ponto cego do lado direito quando o motorista dá seta para mudar de faixa, batizado de Honda Lanewatch – presente também no Civic Touring. Tem ainda um monitor de atenção que controla o nível de esgotamento do motorista.

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Uma outra mudança deve ser um pouco mais problemática para a Honda no Brasil. A fábrica em Jalisco, no México, parou de produzir o CR-V e passou a fazer o HR-V. Daí o novo CR-V passar a ser importado dos Estados Unidos. Isso significa que deixa de aproveitar o acordo bilateral com o México e passará a pagar um imposto mais pesado. Para os norte-americanos, o CR-V Touring, de topo, custa iniciais US$ 34 mil, algo em torno de R$ 109 mil. Com a mudança, a nova geração deve vir bem mais cara, perto de R$ 170 mil. O que deve afetar sua performance no mercado brasileiro. O atual, com motor 2.0 aspirado flex de 155 cv, é vendido por R$ 148 mil.

 

Primeiras impressões

A versão Touring do novo Honda CR-V, além do motor 1.5 turbinado, chega com equipamentos sofisticados. O interior conta com volante revestido de couro, teto solar, rodas de 18 polegadas, bancos em couro com ajustes elétricos e memória, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e uma série de outros itens dignos de configurações de topo.

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A superioridade em relação ao modelo anterior é expressiva. O novo Honda CR-V traz materiais com qualidade visivelmente melhor. A nova base proporciona rigidez e leveza, o que se traduz em uma condução mais prazerosa. Quando a assunto é habitabilidade, o CR-V sempre foi uma referência do segmento. E continua sendo um dos modelos mais amplos, principalmente nos bancos traseiros, sendo capaz de levar até três adultos de maneira confortável. Além disso, o CR-V também cresceu: 5,8 centímetros no comprimento, 3,6 cm na largura, 3 cm na altura e 4 cm no entre-eixos.

A preocupação com a segurança trouxe para o novo CR-V algumas vantagens. Todas as versões contam com seis airbags, freios ABS com distribuição de frenagem eletrônica, controle de estabilidade e de tração, sistema Isofix de fixação de cadeiras para crianças, freio de estacionamento elétrico, monitoramento da pressão dos pneus e luzes diurnas em leds. O motor responde bem desde o primeiro toque no acelerador. Mas é bom pisar com vontade se o interesse for arrancar com vigor, porque o câmbio CVT anestesia um pouco a atuação do propulsor. Mas, convém dizer: é adequado à proposta do carro, já que se movimenta de forma silenciosa e priorizando a economia de combustível.

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