Renovado, Ford Mustang entra em pré-venda no Brasil
Ele virá em versão única, a GT Premium, a mais requintada da linha
Ícone da cultura norte-americana, adorado por colecionadores, estrela de cinema e modelo mais emblemático da Ford. Este é o Mustang, modelo esportivo da marca dos Estados Unidos lançado em 1964 e que está atualmente em pré-venda no Brasil. Ele virá em versão única, a GT Premium, a mais requintada da linha.
Nascido no começo dos anos 60, o Mustang tinha o objetivo de oferecer um transporte acessível e esportivo para os jovens, que, de imediato, o aprovaram. Porém, ao longo dos anos, o modelo participou de inúmeras corridas, já “atuou” em diversos filmes e algumas de suas versões mais exóticas tornaram-se peças valiosas e desejadas pelos colecionadores.
A última renovação do Mustang foi mais além de uma frente rejuvenescida. Houve incorporação de faróis, grade e elementos de uma nova manufatura. Além disso, rodas mais modernas de 18 e 19 polegadas foram acrescentadas, assim como tomadas de ar invertidas no cofre do motor.
O poderio do V8 de 5.0 litros faz qualquer entusiasta “sonhar”. A potência, que era de 435 cv, e o torque de 55,3 kgfm, foram elevados, na última atualização, para os 460 cv e 58,07 kgfm. Esse aumento deixa para trás a variante Boss 302 de 2012, além de não estar tão longe dos 475 cv dos primeiros Shelby GT500 da geração passada.
Essa escalada de poder vem acompanhada de um refinamento que até algum tempo era praticamente impensável não só no Mustang, mas também em qualquer outro esportivo estadunidense. Prova disso é a introdução de uma robusta caixa automática de 10 velocidades desenvolvida em conjunto entre Ford e General Motors, que também equipou o Camaro com a mesma transmissão. Curiosidade que só a globalização pode explicar… (Colaboração de Victor Alves /Auto Press)
Primeiras impressões
O Ford Mustang GT transmite ao condutor a sensação de confiança ao entrar nas curvas. Mesmo que os controles eletrônicos de estabilidade e tração sejam desativados, a direção permanece precisa. A pouca visibilidade dos retrovisores externos e suspensão baixa exigem cuidado ao subir algumas rampas e ladeiras.
O motor se mostra muito bom entre baixas e médias rotações. Tal desempenho resulta em excelentes respostas para o cotidiano e trânsito, mas pela faixa de preço e status que o carro tem, não é o comportamento ideal. O Mustang GT é capaz de alcançar os 100 km/h, desde o repouso total, em torno dos quatro segundos.