Autopapo com Boris Feldman: Respondendo ao Dr. Google…

O Google brasileiro publicou uma relação com as perguntas mais frequentes que recebeu em 2017. Como só enumerou as questões, seguem as respostas:


Por Tribuna

07/01/2018 às 07h00

1. O que é carro híbrido?

Tem dois motores, um a combustão, outro elétrico. Podem trabalhar individual ou simultaneamente, de acordo com comandos computadorizados. Com a bateria carregada, o carro roda eletricamente. Quando descarrega, o motor a combustão é acionado. Se, durante a propulsão elétrica, o motorista exigir muito do carro, entra também o motor a combustão. E vice-versa. A energia gerada quando o veículo é freado se transforma em corrente elétrica para recarregar as baterias. Se for do tipo plug-in, pode ser recarregado também na tomada.

2. O que é câmbio CVT?

Ao contrário de outros automáticos, que oferecem um número fixo de marchas, o CVT varia a relação continuamente (CVT significa, em inglês, Continuous Variable Transmission) através de duas polias antagônicas. Como se tivesse infinitas marchas. Subindo uma ladeira, por exemplo, evita o impasse de a terceira marcha ser fraca, mas a segunda forte demais. O CVT sempre encontra a relação de marchas mais adequada para cada situação.

PUBLICIDADE

3. O que é motor AP?

O motor Alta Performance surgiu em 1985 e foi sucessor do motor MD do Passat, lançado no Brasil em 1973, e primeiro refrigerado a água da Volkswagen do Brasil. Tinha bloco de ferro e cabeçote de alumínio. Diferenciava-se do anterior pelas bielas mais longas para reduzir a vibração. Existiu em três cilindradas: 1.600, 1.800 e 2.000 cm3, em carros da VW e Ford (Auto Latina).

4. O que é freio ABS?

Iniciais de Anti-lock Braking System (Sistema antibloqueio do freio), é um dispositivo eletrônico que percebe a tendência das rodas do automóvel de se bloquearem quando o motorista aciona o freio com muita pressão. Para evitar que as rodas se arrastem, o ABS interfere no circuito hidráulico do freio, aliviando e aumentando a pressão várias vezes por segundo. Além de reduzir o espaço de frenagem, a ação do sistema permite também que o motorista mantenha o controle da direção.

5. O que é motor aspirado?

Nele, a mistura ar/combustível é puxada (ou aspirada) para dentro dos cilindros pela sucção dos pistões. No turbinado, a mistura é pressionada (ou comprimida) para o interior dos cilindros, aumentando substancialmente sua quantidade e a energia liberada no momento da combustão – incrementando a potência e eficiência do motor.

6. O que é câmbio dualogic?

Nome da Fiat para seu câmbio automatizado, que funciona como um automático, porém mantendo todos os componentes da caixa manual. O acionamento da embreagem e da alavanca de mudanças é computadorizado, eliminando a interferência do motorista, como numa caixa automática tradicional.

7. O que é carro SUV?

São as iniciais de Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo), veículo que tem carroceria semelhante à de uma perua, porém de maior altura, permitindo superar trechos irregulares. Pode (ou não) ser equipado com tração nas quatro rodas e reduzida.

8. O que é arrefecimento do motor?

O motor a combustão trabalha queimando combustível em elevadíssimas temperaturas, o que gera calor a ser dissipado por um sistema de refrigeração. Isso é feito por meio de um líquido (água e aditivo) circulando por um radiador, ou ventilado por um fluxo de ar gerado por um ventilador.

9. O que é tucho do motor?

Peça metálica, cilíndrica, localizada entre os balancins do eixo de comando de válvulas e as próprias válvulas, utilizada para sua regulagem e também para manter a folga necessária para o funcionamento do sistema. O tucho pode ser mecânico ou hidráulico, com óleo.

O conteúdo continua após o anúncio

10. O que é catalisador automotivo?

O conversor catalítico se localiza no escapamento do automóvel para eliminar a nocividade dos gases de exaustão do motor emitidos pela combustão: CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e NOx (óxido de nitrogênio). Através de uma reação química com elementos nobres (paládio, molibdênio), são transformados em gases neutros e não poluentes como o CO2, nitrogênio e vapor de água.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.