Volkswagen prepara lançamento do SUV T-Roc no Brasil


Por Claudio Soranzo, do Infomotori.com/Itália para Auto Press

05/11/2017 às 07h00

A Volkswagen já tem 15 anos de experiência no segmento dos SUVs, onde estreou em 2002, com a chegada do Touareg. Em seguida, a continuidade se deu pelo Tiguan e o Atlas – esse disponível apenas nos mercados chinês e americano. Agora, o T-Roc é o mais novo a compor a gama de utilitários da marca alemã. O novo modelo tem dimensões compactas e vem com proposta um pouco mais esportiva, com versatilidade de uso tanto na cidade quanto em viagens mais longas.

PUBLICIDADE

A letra “T” do nome do T-Roc é uma alusão à tradição da Volkswagen de nomear seus SUVs com essa consoante – como acontece em Touareg e Tiguan. O novo T-Roc chega com design inovador, com uma identidade visual que favorece uma frente mais ampla, linhas modernas e bom espaço interno que proporciona conforto para todos os ocupantes. Além disso, o modelo pode ser equipado com o 4Motion Active Control, sistema de tração integral que favorece o uso em condições de pouca aderência. O T-Roc tem 4,45 metros de comprimento, 2,6 metros de entre-eixos e um bagageiro de 445 litros de capacidade.

Na Europa, o Volkswagen T-Roc pode ser equipado com cinco opções de motores, todos com turbo, tanto a gasolina quando diesel. A gama é composta por propulsores que variam suas potências entre 115 e 190 cv. Abastecidos com gasolina, os dois motores TSi são 1.0 e 1.5, com 115 e 150 cv, respectivamente. No caso do diesel, um TDi de 150 cv com turbo e um 2.0, também da família TDi, completam a gama – esse último é associado ao sistema 4Motion e câmbio de dupla embreagem de sete velocidades. Há ainda a Limited Edition 190, que estreou o T-Roc no mercado italiano.

Os preços começam em 22.850 euros – aproximadamente R$ 87.117 – na versão Style Design, com o motor TSi 1.0 – a mesma que chega ao Brasil em 2018. De série vêm sistemas de segurança e acessórios, que incluem sistema de detecção de fadiga, assistente de estacionamento dianteiro e frenagem automática de emergência. O sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de oito polegadas também está incluso. A personalização do carro pode ser feita com 11 cores diferentes, que podem ser contrastadas com outras quatro opções de cores para o teto – vermelho, branco, cinza e preto. Há também a possibilidade de combinar as cores do interior com as das rodas. (Colaboração de Victor Alves/Auto Press)

Primeiras impressões

vi311017-04vi311017-05vi311017-03
<
>

O motor TSi a gasolina do T-Roc é muito eficaz e permite boas manobras no caótico trânsito dos grandes centros urbanos. Ele promove fortes acelerações e agilidade na direção. Em subidas ou ladeiras, não tem nenhuma dificuldade – sempre empurra o carro com bastante vigor. Porém, um ponto que merece destaque é o excesso de ruído do motor que invade a cabine, o que denota um deficiente isolamento acústico.

Em compensação, o conforto é um quesito que o T-Roc se sai bem. Por dentro, a sensação é de qualidade nos acabamentos e a instrumentação é adequada. As viagens podem ser feitas de forma cômoda por conta do bom espaço que os ocupantes dispõem – motorista e passageiro viajam a uma altura de 57,2 cm da estrada.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.