Volkswagen Up passa por reestilização na Europa


Por Carlos Guerra - Auto Press

02/07/2016 às 07h00

vi280616-01
Foto: Divulgação

O Volkswagen Up acaba de ganhar um facelift para o mercado europeu. Apresentada no Salão de Genebra, na Suíça, a renovação estética veio acompanhada de um novo motor tricilíndrico turbo na nova versão esportiva TSI. O carro ficou mais refinado, com novos itens de série, mais opções de cores, novo sistema de som Beats – que libera até 300 Watts de potência – e melhor acabamento interno. O objetivo da Volkswagen é atualizar sutilmente o modelo, com discretas renovações visuais, mecânicas e tecnológicas. No Brasil, onde o Up foi lançado em 2014, a expectativa é de que parte das inovações do visual seja incorporada ao modelo no final de 2017.

Como uma das principais novidades da versão 2017, o Up europeu conta agora com o propulsor três cilindros 1.0 na versão TSI, capaz de oferecer até 90cv de potência e torque de 16,3kgfm, com auxílio do turbocompressor. O novo propulsor consegue levar o subcompacto do zero a 100km/h em apenas 10 segundos, atingindo velocidade máxima de até 185km/h. Um bom desempenho, mas inferior ao do motor flex do Up TSI oferecido no Brasil – que gera 105cv, com puro etanol no tanque. Permanecem as versões com motor 1.0 litro aspirado em opções de 60cv e 75cv, assim como a versão elétrica E-Up de 82cv e a gás natural de 68cv.

PUBLICIDADE
vi280616-03
Foto: Divulgação
vi280616-05
Foto: Divulgação
vi280616-04
Foto: Divulgação

No visual, o compacto ganhou novo desenho nos para-choques, modificações nos faróis, com luzes de leds, retrovisores com repetidores de seta, difusor novo na porção traseira e conjunto de luzes modificadas. Outros diferenciais do carro são as três cores de teto, rodas coloridas e opções de iluminação ambiente. Ainda assim, a mudança mais significativa no interior fica por conta de dois novos sistemas multimídia, um com tela colorida de 5 polegadas e outro com tela monocromática de 3.1 polegadas. Para maior comodidade dos ocupantes, o novo Up oferece ainda o sistema de ar-condicionado digital Climatronic, que purifica o ar no interior do veículo.

O sistema de entretenimento, capaz de fazer espelhamento com celular e agora integrado ao painel, substitui o Maps and More disponível no Brasil. Para estabelecer a integração com smartphones, basta conectar o celular acima do painel e emparelhar via Bluetooth que o sistema de entretenimento do Up proporciona uma opção de navegação e controle de funções do computador de bordo, por meio do App Connect da Volkswagen, disponível para Android e IOS.

O som, com rádio digital de 300 Watts da Beats Audio, conta com um conjunto de sete auto falantes que se dividem em dois tweeters na coluna A, dois woofers nas portas frontais, dois alto-falantes na parte traseira e um subwoofer no porta-malas. O Up 2017 vendido na Europa contará também com novos pacotes de opcionais, como o “Light and Sight”, que desempenha a função “Coming and Leaving home”. O carro é equipado ainda com sensores de chuva e faróis de neblina com função “Cornering Light”, que acompanha o movimento do volante em curvas, iluminando lateralmente para permitir melhor visualização.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.