Conheça a Chardonnay: a rainha das uvas brancas


Por Etiene Carvalho

30/04/2018 às 08h56

Olá! Hoje vou falar com vocês sobre a Chardonnay. Essa é uma uva internacional conhecida como a “rainha das uvas brancas” por ter emigrado de Borgonha, sua terra de origem, para quase todos os lugares do mundo.

Chardonnay – a rainha das uvas brancas

Seu sabor vai da fruta verde, passa pela cítrica e chega à tropical, dependendo do clima onde é cultivada. Em lugares de climas frescos, como em Chablis, na França, produz vinhos com notas de maçã-verde e pera. Em locais de clima moderado, como em Casa Blanca, no Chile, dá vinhos com sabores de frutas cítricas e de pêssego. Já em regiões quentes, como em alguns locais do Brasil, pode dar vinhos com sabores exóticos de banana, manga e figo. De modo geral, é uma uva que possui acidez naturalmente alta e produz vinhos secos. Pode ser descrita como não muito aromática e, por isso, as técnicas utilizadas tanto no vinhedo como no processo de produção dentro da vinícola podem influenciar muito o seu sabor. Quando fermentada e envelhecida em barricas de carvalho, por exemplo, pode apresentar notas de madeira e avelã.

PUBLICIDADE

E você? Gosta da Chardonnay? Eu aprecio essa uva e vou confessar que amo o Chablis, que além das frutas oferece notas minerais.  Se não experimentou ainda, vale a pena apreciar!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.