Economia colaborativa

Uma nova forma de consumir recheada de conceitos e ideias


Por Camila Villas

06/04/2019 às 06h48

A gente já sabe que o perfil do consumidor mudou, que hoje em dia o cliente não consome apenas por consumir, ele busca conceito, conteúdo e muito mais do produto e da marca que o atende. Com todas essas mudanças no mercado geral e principalmente no mercado de moda, novas tendências nasceram, e uma delas é a economia colaborativa.

A economia colaborativa nada mais é do que uma nova forma de mostrar produtores e produtos. Em Juiz de Fora, contamos com a Galeria Secreta, um espaço colaborativo de produtores locais dividido em boxes destinados para cada marca e seus produtos. Esse novo formato de empreender chamado colaborativo visa a redução de lixo, redução de custos e redução de mão de obra, visa também a aumento da produtividade, parcerias e novas ideias em conjunto.

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Cada box possui a sua identidade visual ligada à marca exposta a fim de manter o DNA que a marca representa. Esse espaço comum possui vendedoras que atendem todos os clientes que buscam produtos expostos nos boxes. Uma estrutura de custos fixa, com todos os valores investidos rateados em uma loja, sendo assim em um único espaço podemos ter uma média de 30 ou até 50 marcas vendendo produtos completamente diferentes e com essências únicas.

A economia colaborativa cresce ao redor do mundo e vem ganhando força em sites até mesmo de aluguel e venda de produtos que já foram usados por outras pessoas, essa também é uma nova tendência de mercado um pouco diferente da pegada de uma loja colaborativa, que conta com produtos novos, mas ainda assim tão interessante quanto.

O consumo vem crescendo de forma desenfreada, e cada vez mais as pessoas buscam por soluções sustentáveis e principalmente humanas, com questionamentos de quem faz suas roupas, quem produz seus acessórios e de onde vem o que usamos em nosso dia a dia. Todos esses questionamentos fazem parte de um novo estilo de vida que vem sendo nos apresentado, que gera curiosidade e principalmente afinidade.

O mercado é cíclico e, assim como a moda, busca inovações e medidas que acompanhem o raciocínio dos consumidores. Temos um reflexo social, político e econômico em tudo que nos rodeia. E você? Já imaginou como será nosso consumo daqui a 10 anos?

 

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Ficha técnica
Fotos Galeria Secreta

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