Como usar o marketing de conteúdo para vender mais

Pode parecer fácil, mas será que a sua empresa está produzindo os conteúdos da melhor maneira?


Por Diogo Garcia

17/05/2018 às 17h06- Atualizada 17/05/2018 às 17h29

O marketing de conteúdo pode parecer algo simples quando analisado superficialmente, mas será que a sua empresa está produzindo textos relevantes e de acordo com as etapas de cada cliente?

Como vimos no post “Funil de Vendas: produza o conteúdo certo para cada etapa”, é preciso estar atento ao que será oferecido aos seus visitantes, leads e clientes, englobando também um pós venda, fator crucial para que seus consumidores sejam divulgadores da marca.

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Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

O mercado conta com inúmeras empresas trabalhando em segmentos iguais e, muito mais do que qualidade, hoje em dia, é preciso oferecer experiências e resolução de problemas, coisas que vão muito além de produtos.

É necessário atrair, engajar e fidelizar seus clientes e isso pode ser feito através de soluções que a maioria das marcas oferecem, mas talvez de forma não tão eficiente. É preciso se destacar!

A maneira como as pessoas consomem vem mudando ano após ano, saiba mais em: “Entenda o comportamento do consumidor moderno”.

Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.

Muitos consumidores ainda acham que o marketing serve apenas para influenciar a compra, atingindo-os de forma invasiva e autoritária, o marketing de conteúdo precisa ser exatamente o contrário.

A aproximação natural com o seu cliente faz com que ele se sinta seguro na obtenção de informações e, posteriormente, para a aquisição dos produtos/serviços da sua empresa.

Aumente suas vendas com o marketing de conteúdo

Ao oferecer conteúdos de qualidade para seus possíveis consumidores, você faz com que eles avancem de acordo com cada fase do funil, levando-os de forma gradativa para a etapa de decisão, quando as vendas serão finalmente efetivadas.

Por meio de um vínculo criado, ao longo de todo o processo, fica bem mais fácil para a marca estar no top of mind dos produtos/serviços oferecidos. Como alguém poderá esquecer quem se manteve presente com as melhores soluções?

A apresentação dos conteúdos de forma dinâmica e atrativa, cada vez mais ricos e de qualidade, proporciona maior interesse aos seus leads, fazendo com que eles se interessem cada dia mais pelo que você tem a oferecer.

Para a divulgação dos seus materiais, você pode contar com diversos meios, tais como: post blog, newsletter, e-books, infográfico, webinar e redes sociais. Essas formas facilitam o compartilhamento de informações, fazendo com que mais pessoas possam ser atingidas em uma única estratégia.

Analise suas personas e adeque seus conteúdos às mídias que elas mais acessam, esteja sempre presente sem se tornar forçado demais. Os visitantes acabam chegando à sua marca de forma natural quando o posicionamento é bem estruturado. Por isso é essencial contar com profissionais de inbound marketing atualizados e qualificados. Confira “5 razões para sua empresa investir em Marketing de Conteúdo”.

Para que seu processo seja eficiente e atinja os resultados, depois de definir quem deverá ser impactado com o seu conteúdo, crie um blog, pois ele é o local central em que todo o seu conteúdo ficará disponibilizado. Além disso, é através dele que você consegue otimizar o SEO (Search Engine Optimization), fazendo com que seu blog possa ser facilmente encontrado através de sites de buscas.

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O conteúdo continua após o anúncio

Um blog bem estruturado em SEO garante mais visitantes, o que pode aumentar o número de vendas, pois sua visibilidade acaba sendo bem maior.

Os conteúdos do seu blog também poderão ser divulgados nas redes sociais, criando também um canal direto de interação com o seu público, facilitando a comunicação entre as partes. Foque apenas naquelas em que sua persona está inserida e trabalhe de acordo com os perfis.

Saiba mais em “Como melhorar sua estratégia de marketing com Buyer Personas”.

Por último, mas não menos importante, divulgações através de e-mail marketing também são necessárias. Não pense que tal ferramenta pode ser extinta, apenas não pode se transformar em um aglomerado de spams. A melhor forma de fazer isso é descobrindo qual qual o tipo ideal de Email Marketin para a sua estratégia.

Nem sempre as pessoas estão com o intuito de comprar naquele momento, mas ao enviar e-mail periódicos, dúvidas serão sanadas e, na maioria das vezes, problemas serão resolvidos. Afinal, elas se inscreveram para receber esse tipo de conteúdo, faça com que a disponibilização dos dados pessoais tenha valido a pena.

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Até breve!

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